Notícias


11/03/2019 Rodrigo Martins
Causa da morte do Lotus preocupa criadores
No fim do mês de fevereiro, uma notícia entristeceu todos os admiradores do cavalo Quarto de Milha de Vaquejada. O garanhão Lotus Eternaly Cash havia falecido. Dias depois, o criador Irsael Ribeiro compartilhou sua preocupação sobre as causas da morte.
 
Israel publicou nas redes sociais os detalhes do que pôde ter causa a morte do cavalo.
 
“Pessoal quero compartilhar esta informação com todos do grupo. A causa da morte do Lotus foi exatamente uma dose de 10ml de Borgal, na veia , que causou um choque anafilático paralisando os órgãos e levando o animal a óbito. Ontem fiquei sabendo que o cavalo do nosso amigo Lulu da fazendinha morreu da mesma forma.”.
 
Israel contou a reportagem do JV que sua equipe havia colocado palha de arroz nas baias e depois o Lotus apresentou uma coriza. Segundo ele, algo simples e que não requeria preocupação. Para conter a coriza, a médica veterinária responsável pelo Haras Ribeiro Mendes aplicou a medicação. Imediatamente, o garanhão apresentou uma reação e ele teve uma parada cardíaca.
 
Após as mensagens de Israel nas redes sociais, outros criadores  afirmaram que também realizam procedimentos iguais ou semelhantes em seus animais e sem reações. Por outro lado, outros registros de óbito após o uso do medicamento também foram citados.
 
Uso do medicamento
 
De acordo com as indicações na bula do medicamento, o Borgal é utilizado para diversos animais. Especificamente em equinos, seu uso se faz quando tem o diagnóstico de Pneumonia e Infecções respiratórias (Staphylococcus aureus, Streptococcus spp, Pasteurella multocida, Haemophilus spp); Enterites (Escherichia coli, Salmonella spp);Nefrites, Abcessos, Piodermites, Cistites (Streptococcus spp, Staphylococcus spp, Corynebacterium spp, Klebsiella spp, Proteus mirabilis); Mastites (Enterobacter aerogenes, Streptococcus spp, Staphylococcus aureus, Corynebacterium pyogenes); Onfaloflebite (Streptococcus spp, Staphylococcus spp).
 
A dose de referência para todos os animais é de 3 mL do medicamento para cada 50 kg de peso, equivalente a 12,0 mg de sulfadoxina/kg de peso vivo e 2,4 mg de trimetoprima/kg de peso vivo, em dose única, tanto pela via intravenosa quanto pela via intramuscular. No caso do Lotus Eternaly Cash foi aplicada uma dose de 10 ml.
 
 
 
Advertências
 
- Evitar administrar mais do que 10 mL no mesmo local de aplicação, quando utilizado pela via intramuscular. 
- Após administração intramuscular pode ocorrer a formação de um nódulo transitório. 
- Não aplicar em animais que apresentem glomerulonefrite ou insuficiência renal aguda. 
- Não aplicar em animais com histórico de hipersensibilidade às Sulfonamidas. 
- Em casos esporádicos, a solução do produto conservada a baixas temperaturas pode apresentar pequenos cristais, facilmente elimináveis mediante ligeiro aquecimento em banho-maria.
 
 
 
Fotos: Rafael Rocha / Allan Damasceno