Notícias


18/03/2019 Rodrigo Martins
Haras GG faz 1º e 2º na final da cat. Aberta Light, no Congresso ABQM
Os criadores, vaqueiros e animais do Rio Grande do Norte estavam inspirados neste fim de semana no Derby, Congresso e Copa dos Campeões da ABQM, em Bezerros-PE. A disputa da da categoria Aberta Light, no Congresso, repetiu o que os resultados da maioria das finais no qual teve um conjunto potiguar no primeiro lugar. Desta vez, o domínio foi da equipe Haras GG.
Em um fato pouco comum, o time do criador Ginete chegou na rodada decisiva com dois cavalos. O vaqueiro Joãozinho Cambota, de apenas 22 anos, montou o Temporal Ease e o Don Silver, ambos da especialidade Puxada. Ao seu lado, estava o esteira Clécio Rodrigues.
Na rodada final ficou Joãozinho contra ele mesmo. A primeira apresentação foi com o  Don Silver, da linhagem Roxão. O potiguar não deu chances para o boi. Alinhando desde a saída do brete, Joãozinho acionou uma puxada de esquerda e garantiu o valeu boi.
Logicamente, a segunda apresentação foi com o Temporal Ease. Mais uma vez, a puxada de esquerda funcionou, mas o boi ultrapassou a marca do segundo cal e o juíz marcou zero.
Na comemoração, só deu potiguares na pista do Rufina Borba. Além dos campeões, Prefeito Locutor, Tiago do Japi (potiguar e vaqueiro do Rufina Borba), o treinador Piteta e Chico de Piteta formaram o clã do RN em Pernambuco.
 
Campanha para Piteta
 
Na comemoração da equipe Haras GG, na pista do Rufina Borba, Chico de Piteta foi convidado por Prefeito Locutor para anunciar uma campanha para ajudar o vaqueiro considerado o Pelé das Vaquejadas. Chico é filho de um ícone do Valeu Boi.
Infelizmente, Piteta sofre de um diabetes em estágio avançado. Já teve as pernas amputadas e agora se encontra cego. Mas uma cirurgia pode fazer com que o campeão da década de setenta e oitenta volte a enchergar e por isso, seu filho está convocando amigos e defensores da vaquejada para ajudar sua família.
Prefeito Locutor convocou todos aqueles que desejam ajudar. Ele ainda explicou que o Piteta do GG recebeu este apelido por parecer com o Piteta original, tanto fisicamente quando na qualidade técnica em fazer valer o boi.