Notícias


27/03/2019 Rodrigo Martins
Sebrae renova projeto Genepotro para 2019
Criadores de cavalos Quarto de Milha, ANQM e o Sebrae-RN se reuniram para definir o futuro do projeto Genepotro. O objetivo é ampliar o atendimento em 30% e dar prosseguimento ao desenvolvimento tecnologico visando o melhoramento genético dos animais no estado do Rio Grande do Norte.
O programa trouxe para o Rio Grande do Norte a mais moderna técnica mundial de reprodução desses animais. A sexagem de sêmen é um  método que permite escolher o sexo de toda a prole a partir da seleção de elementos do esperma do macho. Assim, é determinado o sexo da próxima geração conforme a preferência do criador.
Outra técnicas são utilizadas no projeto, como transferência de embriões, inseminação artificial e congelamento de sêmen. Todo este trabalho é desenvolvido na Central Bompasto de reprodução, localizada em Serrinha-RN, no agreste potiguar.
A vantagem de participar do programa é que 70% dos custos pela aplicação das técnicas serão subsidiados pelo Sebrae, através do programa Sebraetec. O criador fica responsável pelo pagamento apenas 30% do total das consultorias. As técnicas são compradas em pacotes de procedimentos.
O gestor do Genepotro, Acácio Brito se mostra bastante animado com os resultados e motivado com a ampliação do projeto. “Tem sido desafiador, acreditamos que vamos elevar o número de criadores  em 30% em 2019. Contamos com uma equipe técnica muito competente na execução dos serviços e especialista nesse segmento, o que nos traz muita segurança”, diz o gestor.
 
Fonte: Agência Sebrae