Notícias


10/10/2019 Rodrigo Martins
A Vaquejada perde Sebastião Diógenes. O homem do Cel Fred
O Rio Grande do Norte está de luto. Na manhã desta quinta-feira, 10, foi confirmado o falecimento do criador de cavalos Quarto de Milha e empresário Sebastião Diógenes Paiva. De acordo com a família, Tião estava residindo em Natal-RN após alguns problemas de saúde devido a idade. Ele era natural da cidade de  Portalegre-RN, no Alto Oeste potiguar, porém radicado em Assu-RN. Sebastião Diógenes tinha 86 anos, mas desde a década de 80, ele ficou famoso por dar início ao projeto de criação de Quarto de Milha a partir de animais puros, entre eles, o Cel Fred (BIG BART X  TIDY ECHO) . Tião ainda criou animais da raça Mangalarga e o Puro Sangue Inglês.
Sebastião Diógenes era sócio fundador da Associação Norte-Riograndense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha - ANQM. O atual presidente da instituição, Leonardo Dias, lamentou a perda. " Seu Sebastião era um ligítmo representante daqueles estudiosos nos cruzamentos mágicos para a Vaquejada. Um dos primeiros criadores a trazer cavalos puros que fundaram ou que garantiram a hegemonia do Rio Grande do Norte por muitos anos na Vaquejada da ABQM.".
Outro admirador do trabalho de Tião Diógenes é o criador e diretor da Associação dos Vaqueiros Amadores do Vale do Assú, Francisco Filho.  Emocionado, o diretor do Haras L&F destaca algumas qualidades do homem que ensinou como se produz cavalos para ganhar prêmios na Vaquejada. " Um homem raro, por sua firmeza, por suas crenças, por sua correção acima de tudo e que criou uma linhagem admirada por todos os norte-riograndeses e amantes do cavalo Quarto de Milha para a vaquejada. Seu Sebastião Diógenes deixa um legado de força e muitas crenças. Criou uma linhagem a margem da mídia e do marketing, trabalhada no híbride de um cavalo chamado Cel Fred e, por que não, Cel Fred Filho.".
O velório de Sebartião Diogenes ocorrerá no Centro de Velórios São José, na Capela 2, em Natal (RN), com missa de corpo presente às 20 horas e, logo após, ocorrerá a cerimônia de cremação, reservada aos familiares e parentes.