Notícias


08/05/2020 Rodrigo Martins
Relembre a contratação do vaqueiro Tetê Tobias no Mastruz com Leite
O ano de 1998 foi marcado pela contratação de um dos maiores vaqueiros da história. Na época, o empresário Emanoel Gurgel havia comprado a fazenda Estância São Vicente, que era de propriedade de Odilon Peixoto, na cidade de Pentecoste-CE, situada a aproximadamente a 100km da capital Fortaleza-CE . Em pouco tempo, esse local se tornaria muito conhecido no Brasil inteiro por fazer parte do grupo de forró de maior sucesso no final da década de 90. A fazenda, o haras e o parque de vaquejada Mastruz com Leite precisavam de um gestor e o nome de Francisco Tobias da Silva era o mais cotado para a função.
 
A indicação para Emanoel Gurgel foi do amigo e sócio na Revista Conexão Vaquejada, Alcimar de Paula. Segundo o próprio Alcimar, algumas características de Tetê prevaleceram na hora de sugerir o nome de Tetê para Emanoel Gurgel. Atributos técnicos, personalidade, respeito dos demais atletas e disciplina foram alguns adjetivos que aproximaram o paraibano do grande empresário da música nordestina.
 
Porém, o fato de já ter a pessoa certa e contar com poder aquisitivo para realizar a negociação não eram garantias de que Tetê trocaria equipe de Zé Vidal, da cidade de Orós-CE, pelo Mastruz com Leite. Naquele tempo, Tobias havia vencido o circuito Brahma montado no cavalo Navegante e estava em uma boa fase na carreira.
 
Alcimar chegou a alertar Emanoel de que não seria fácil contratar Tetê. “Não creio que ele venha trabalhar com você. Ele tá bem, participa da equipe de Orós-CE, correndo pra Zé Vidal, está num cavalo que ele considera que tá bem. Não é só fato de você trazer o vaqueiro, você teria que trazer o cavalo... É uma logística até um tanto complicada, não creio que ele venha.”, afirmou Alcimar.
 
O renomado fotógrafo de vaquejada, Aluíso Alves, também confirma a história e relembra uma fala de Emanoel Gurgel ao saber que não seria fácil contratar Tetê. “Ow Alcimar, quando eu fui presidente do Ceará, eu trouxe até jogador do Flamengo pra jogar no Ceará. Será que eu não consigo contratar Tetê pra tomar conta das minhas vaquejadas?”.  Gurgel havia sido presidente do Ceará Sporting CLub em 1996.
 
Provavelmente, Alcimar estava pensando no processo de transferência de Tetê e de toda a família. Na época, os Tobias moravam em São Bento, na Paraíba. Seria uma mudança radical para todos, principalmente para o vaqueiro que estava habituado a sua região, assim como com as conquistas do seu time em Orós-CE.
 
Mesmo assim, Alcimar recebeu a ordem para ligar para Tetê, que estava em casa. Logo em seguida, ele passou o telefone para Emanoel Gurgel, saiu da sala e foi para casa. “Quando eu voltei no outro dia, eu já reconheci o carro de Tetê em uma entrada privada que dava acesso a sala de Emanoel. Este foi o indicativo de que o Mastruz com Leite havia adquirido o passe do vaqueiro Tetê junto a dirigente Zé Vidal.
 
Para engrandecer ainda mais o processo, “o homem do forró” comprou também o cavalo Navegante. Segundo informações da Revista Conexão Vaquejada, publicada na época, o cavalo foi adquirido através de um acordo verbal sob o valor de 30 mil quilos de boi, equivalente a R$ 60 mil no final da década de 90.
 
Com relação ao valor do passe de Tetê, Zé Vidal revelou na época o quanto ele considerava seu vaqueiro. “Quando Emanoel perguntou quanto eu queria pelo passe do Tetê, eu disse: Eu quero é o bem dele.”.
 
Tetê defendeu a camisa do Mastruz com Leite por 13 anos. Neste período, 
No ano 2000, ele ainda passou a ser patrocinado pela fábrica de cachaça Ypioca. Já o trabalho aumentou consideravelmente e Tobias passou a administrar todos os empreendimentos pecurários de Emanoel. Além da fazenda em Pentecoste-CE, ele ainda dirigia o Haras em Caucaia, e as fazendas de Croatá-CE, assim como outras no estado do Maranhão e Tocantins.
 
Tetê era natural da cidade de Brejo do Cruz-PB, mas radicou-se na cidade de São Bento-PB. O paraibano faleceu em 08 maio de 2011 quando sofreu um infarto durante a vaquejada de Itajá-RN e entrou para a eternidade como o rei da vaquejada.