Notícias


31/05/2020 Rodrigo Martins
Saga de um vaqueiro vai virar filme
Durante a live da cantora e compositora Rita de Cássia, neste sábado 30, uma notícia surpreendeu a todos aqueles que vivem a vaquejada como tradição. Antes de cantar a música “Saga de um Vaqueiro”, a apresentadora Manu publicizou que o música vai virar filme.
Em seguida, Rita de Cássia confirmou a informação e destacou o esforço de um grupo de empresários para colocar o projeto em prática. A cearense da cidade de Alto Santo não deu mais detalhes da obra, mas reafirmou que a música é baseada em fatos reais. “Essa historia aconteceu, existiu em partes, outra eu terminei a história, mas os personagens existem.”. Rita já havia confessado esta curiosidade no documentário “Vou pedir licença para contar a nossa história”, apresentado pelo empresário do Mastruz Com Leite, Emanoel Gurgel.
Saga de um Vaqueiro” é uma das composições mais famosas entre as mais de quinhentas assinadas por Rita de Cássia. O resultado foram vários títulos à compositora, como o de "Música da década", recebendo o "Troféu de Jackson do Pandeiro” e “Gonzagão" de "Melhor compositora".
A música tem aproximadamente oito minutos e Rita de Cássia disse que seria ainda maior, porém tirou umas três estrofes para não ficar mais longa. Durante a live, Rita explicou que retirou uma parte da música que falava da morte do pai do vaqueiro. “Na música, ele ( vaqueiro) foi criado pelo pai só e o pai já estava velhinho. Quando ele combinou pra fugir com a menina, com o amor dele, o pai dele estava doente. Ele disse: Pai, eu vou pegar a fulana, trago ela pra cá e eu cuido do senhor.”, explicou Rita. Dando continuidade a história, o vaqueiro não encontra a mulher (fato que está na música) e quando volta para casa, seu pai tem falecido.
A música Saga de um vaqueiro está no DVD da compositora, foi gravado pela banda Mastruz com Leite e a primeira versão foi divulgada na voz de Neto Leite, na banda Catuaba com Amendoim.