Notícias


06/07/2020 Rodrigo Martins
Recordando: Aragon Apollo vence em Garanhuns-PE e sofre punição em Caruaru-PE
Dando continuidade a série especial sobre o Campeonato Portal Vaquejada 2017, o JV relembra as provas decisivas daquele ano. Na primeira parte, o destaque ficou pela arrancada que o Aragon Apollo deu na tabela de pontuação depois do primeiro lugar na etapa do Parque Antônio Saraiva Rabelo.
Depois da sequência no Norte do país, a grande dúvida era como estaria os animais após mais uma viagem de 2 mil quilômetros. Todas as atenções se voltaram para o Parque Acauã, em especial para a disputa da categoria Profissional.
 
 
O clima esquentou em Garanhuns-PE
 
O título já não estava tão seguro para o Jet Free (in memorian) e Júnior Latércio na etapa de Garanhuns-PE. Faltavam apenas duas provas para encerrar o campeonato quando Valter foi campeão com Aragon Apollo após um resultado que mexeu com torcida adversária. Duas rodadas antes do título no Parque Acauã, Valter recebeu um zero sob o argumento do boi ter “queimado” o primeiro cal. A comissão alternativa reavaliou a apresentação e a equipe Haras Guararapes voltou para a competição. O fato revoltou a torcida de Júnior Latércio e do Jet Free, que já estava preocupada com a aproximação de Valter nos pontos do campeonato.
 
 
O episódio de Caruaru-PE
 
A penúltima etapa da fase de pontos corridos do Campeonato Portal Vaquejada e Ranking Portal aconteceu em Caruaru-PE, no Parque Milanny. Apesar da grande festa, todo mundo só queria saber como seria a decisão da categoria Profissional.
 
Na rodada decisiva, quatro duplas seguiam na prova. Entre os envolvidos diretamente no CPV estavam Valter Xavier e o Aragon Apollo, do Haras Guararapes, contra Júnior Latércio que não havia ido bem na prova e seguia apenas na função de Esteira para ajudar Gordo Acauã, na equipe Grupo Missanga. Esta era a única forma de defender seu título diante da ofensiva de Valter.
 
Os demais competidores que seguiam rumo ao título de campeão na categoria Profissional da vaquejada do Parque Milanny, em 2017, eram Vanderi Xavier, da equipe Fazenda Santa Fé, e Robertão, representando a equipe do Parque Milanny.
 
O primeiro a entrar na pista foi Gordon Acauã que acionou a puxada de direita, mas o boi tocou na primeira marca do cal e recebeu o julgamento Zero. Logo em seguida, Valter se apresentou, mas recebeu retorno de protetor.
 
Dando continuidade, foi a vez do irmão de Valter entrar na arena. Assim como nas outras apresentações, Vanderi Xavier se preparou para puxar o boi, mas o animal nem esboçou ação para cair, passou ileso pela zona de pontuação e consequentemente foi julgado zero.
 
Valter voltou para a pista e diferente dos demais concorrentes, sua apresentação não teve falhas. A força correta, posição perfeita e todo o arrojo do Aragon fizeram o conjunto deitar o boi entre as faixas e receber o Valeu Boi.
 
Por coincidência, todos os vaqueiros da rodada eram puxadores de direta. Naquele momento, restava apenas Robertão montar a égua Delly, da equipe Haras Guararapes, e tentar sua chance de ir para mais um embate com Valter. A poucos metros da faixa, o vaqueiro da casa até colocou força, mas foi insuficiente para deitar o boi e assim foi mais um a receber o zero da comissão julgadora.
 
A partir daí começava a festa de Valter Xavier dentro da pista do Milanny. Valter chegou a declarar que as pessoas escolhiam por quem elas queriam torcer e que ele estava fazendo apenas o trabalho dele na pista. No fim, ele mandou o recado: ““Vão ter que  engolir  assim”.
 
Após o fim da prova, a direção do Campeonato Portal Vaquejada registrou a denúncia por parte da equipe CL Ranch, responsável pelo Jet Free e Júnior Latércio, no qual alegava que o conjunto vencedor havia infringido a regra de atitude antidesportiva prevista no regulamento do Campeonato Portal Vaquejada. 
Imediatamente, o CPV reuniu o corpo técnico e reviu as imagens do evento e constatou irregularidades nas apresentações dos vaqueiros envolvidos. Estava instalada definitivamente uma das maiores polêmicas da história da vaquejada brasileira.
Na época, o Haras Guararapes entrou com uma ação reivindicando os pontos e o título. O caso foi julgado, a pontuação permaneceu e o Aragon foi para a etapa do Parque Bemais em busca do título de melhor do Brasil.
 
Na próxima e última matéria, o JV vai relembrar a última etapa de 2017 no Parque Bemais com uma disputa emocionante e a confirmação do título de campeã brasileiro para Júnior Latércio.