Notícias


02/08/2020 Rodrigo Martins
Joaubi Figueiredo: “Era um sonho tentar vender para alguém que fosse correr o Portal”

Um dos cavalos mais vencedores dos últimos anos no estado do Rio Grande do Norte e destaque nacional no final da temporada passada foi vendido para o time Parque Zezé Rocha, da cidade de Lagarto-SE. O Lion Steel passou sete anos na sela de seu proprietário Joaubi Figueiredo após ser adquirido ainda sem seu documento oficial na ABQM, mas com qualidades diferenciadas para ser um campeão.

 

Na sela de seu ex-dono, o Lion venceu nas categorias Aspirante e Amador. Já os feitos na categoria Profissional se deram sob o comando de Vitor Duré, incluindo excelentes resultados no mais difícil campeonato de Vaquejada do Brasil, o CPV. Em uma sequência avassaladora em 2019, o Lion Steel ficou em 2º e 3º na etapa de Mossoró-RN, Campeão no Maria da Luz e 2º lugar em Caruaru-PE, quando ficou atrás apenas de Alex Araújo e Arcanjo Toro, que seria o cavalo campeão brasileiro da temporada. “Eu agradeço muito a Vitor pelo fato dele correr fora (do estado do RN) e fazer o que ele fez, né? Ele correu poucas etapas e ficou em quinto lugar no geral.”, destacou Jouabi.

 

Antes do Brasil conhecer o Lion Steel, o RN já sabia dos seus feitos. Após um ano de comprado, Jouabi Figueiredo ganhou seu primeiro prêmio com o Lion na Assovarn, na etapa do São José, em 2014. Naquela ocasião, o conjunto terminou a prova em 16º.

 

No ano seguinte, Joabi voltou a vencer com o Lion no Parque São José, em Macaíba-RN. Desta vez, eles terminaram em primeiro lugar na categoria Aspirante. A partir daí, foram muitas conquistas com títulos em provas da ABQM, Circuitos regionais e provas da ANQM, Assovarn e Circuito São José.

 

Sobre a negociação, Joaubi Figueiredo fala que sempre houveram equipes até de fora do Rio Grande do Norte interessadas em comprar o Lion. Mas em Março deste ano, Thiago do Japi entrou em contato e enviou uma proposta sob as orientações de Romário Rocha. Foi aí que começou a caminhada do Lion Steel para o Parque Zezé Rocha. Cinco meses depois, o negócio foi fechado. Os valores permanecem em sigilo.

 

“Chegou a hora, né? Vai para o haras de Romário Rocha que é muito conhecido. Era também um sonho meu tentar vender para uma pessoa que fosse concorrer o Portal e eu tenho certeza absoluta que ele vai fazer uma boa história.”, finalizou Joaubi

Foto Capa: Aninha Clark

Foto matéria: Rodolpho Bryan