Notícias


19/01/2021 Rodrigo Martins
Thiago do Japi termina em 1º e 2º em etapa CPV, mas não pontua
Um fato pouco comum nas provas de vaquejada aconteceu durante a primeira etapa de 2021, no Campeonato Portal. O vaqueiro potiguar, Thiago do Japi, encerrou a sua participação na vaquejada de Camacan-BA nas duas primeiras colocações da categoria Profissional. O representante da equipe sergipana Parque Zezé Rocha / Haras RR foi esteirado por Ítalo de Paula.
 
Neste fim de semana, Thiago do Japi foi o maior pontuador do Ranking Nacional ABVAQ. Ao todo, ele contabilizou 80 pontos na ABVAQ.
 
Anteriormente, o JV havia divulgado que Thiago também havia pontuado no CPV, mas ao revisar o regulamento e consultar a organização do certame, ficou comprovado que o vaqueiro desobedeceu um ítem do regulamento do Portal onde proíbe a substituição dos animais durante a prova e penaliza todo o conjunto.
 
Apesar do excelente resultado, a equipe realizou a substituição dos animais durante a disputa e esta atitude infringe o regulamento do Campeonato. Outros competidores também tiveram a pontuação dos seus cavalos anulados.
 
Mas teve mais gente comemorando a ida até o Parque Ana Cristina. É o caso do hexacampeão brasileiro Celso Vitório. Ele pontou o A Streak Sound da equipe Grupo Aliança, na terceira colocação. A esteira foi de Celso Júnior montando Casado Playboy.
 
Os demais animais pontuados na categoria Profissional na etapa foram Charlie Roxo, na sela de Renato Tobias, o John Cowboy com Dai Miranda, da equipe Peixoto Frutas, com duas vagas na classificação geral.
 
 
 
Fotos: Allison Rocha e Renan Leôncio