Notícias


16/11/2021 Rodrigo Martins
Caso Thiago do Japi. Portal explica ação com base no regulamento da ABVAQ
Após a repercussão diante das acusações e críticas proferidas pelo vaqueiro Thiago do Japi diante do Campeonato Portal Vaquejada, a organização do certame publicou uma nota esclarecendo o ocorrido. A diretoria do CPV ainda reforçou o fato de que segue todas as regras do regulamento nacional de vaquejada planejado pela associação brasileira da modalidade. Este é um fator fundamental para que as etapas do CPV possam receber a Chancela da instituição e serem realizadas dentro da legalidade.
 
Nesta segunda-feira, 15, através do seu perfil nas redes sociais, Thiago acusou o Portal Vaquejada de não registrar seus pontos nas etapas realizadas no mês de Janeiro nos parques Ana Cristina e Caprini Ranch, na região sul da Bahia. O fato foi revelado após Thiago perder o título da temporada para o Carlinhos Santos na última etapa de 2021.
 
O Campeonato Portal se baseia no ítem do regulamento da ABVAQ que diz: a) Não será permitida a substituição do cavalo em qualquer fase da competição.
 
O próprio Thiago do Japi citou a irregularidade em sua publicação.
 
“Fábio só me pontuou com 15 ponto do 5 lugar troquei de animal q minha égua não aguentou tava mancando”,  escreveu Thiago
 
Na mesma postagem, o próprio representante da equipe Zezé Rocha explanou a justificafiva do CPV.
 
“Ele (Fábio) disse q não pontuava pq troquei de animal e a senha lá era do vaqueiro não do cavalo”
 
Segundo o regulamento da ABVAQ, mesmo a senha sendo do vaqueiro, cada cavalo só pode concorrer a duas senhas. Só é permitida a terceira inscrição para o mesmo animal, caso o competidor perca uma das duas primeiras, através da “teimosinha”.
 
Mas o caso ocorrido no sul da Bahia é que o parque ofereceu 1 kit com duas senhas solteiras e neste caso, seria um kit para cada cavalo. Se o cavalo “A”, que correu as senhas do primeiro kit, voltasse a pista para as senhas do segundo kit, o conjunto infringiria o regulamento nacional da vaquejada.
 
Confira a nota do Campeonato Portal Vaquejada
 
 Campeonato Portal Vaquejada, vem por meio desta esclarecer aos competidores e ao público em geral, que o campeonato pontua o cavalo e seu montador conforme determina o regulamento geral da vaquejada(ABVAQ), podendo o competidor da categoria profissional se apresentar em até dois cavalos, limitando-se a duas inscrições por cada animal. A inscrição quando é do cavalo, em hipótese algum o competir poderá substituí-lo, independentemente da fase da competição, não existindo nenhum tipo exceção, ou autorização prévia para que haja tal irregularidade, vindo a infringir o regulamento. Aquele competidor que se beneficiar da omissão ou do descumprimento do regulamento geral da vaquejada, fica desde de já impossibilitado da computação regular dos pontos da etapa. Esclarecemos ainda que em momento algum, fomos formalmente questionamos por nenhum competidor ou chefe de equipe por erro quanto a pontuação do campeonato. Ao longo da história do Campeonato Portal, todas edições foram disputadas boi a boi, corrida a corrida, não havendo interesse por parte da diretoria do CPV, qualquer influência ou alteração nos resultados. O campeonato é formado pelos melhores cavalos, vaqueiros e as melhores equipes do Brasil, por isso sempre nosso campeonato é recheado de disputas acirradas e muita emoção, nunca sendo decidida por interesses que não sejam o objetivo esportivo de se competir e de se consagrar campeão sempre aquele que teve o melhor desempenho dentro das pistas de competição.