Notícias


09/03/2022 Genivaldo Lima
Há 45 anos, o Parque Maria da Luz mantém acesa a chama da tradicional vaquejada
 
Vaquejada é um esporte genuinamente nordestino que passa de geração em geração e mantém viva a cultura de um povo forte, hospitaleiro, trabalhador, religioso e festeiro. O Parque Maria da Luz situado na cidade de Campina Grande-PB chega aos 45 anos de sucesso como palco de grandes emoções nas suas festas de gado.
 
O primeiro cartaz, ainda impresso em tipografia com a foto gerada em clichê, anunciando a primeira vaquejada no Parque Maria da Luz de 14 a 15 de outubro de 1978 registra o inicio de um legado que começou com o empresário e agropecuarista Pedro Freire, de saudosa memória, e segue firme no comando de seus filhos e netos apaixonados por esse esporte apaixonante.
 
A família Freire guarda bem na memória a história da criação do Parque Maria da Luz contada por Pedro Freire. E assim se passaram 45 anos desde aquele dia em que o agropecuarista Arthur Freire, pai do Sr. Pedro Freire, contratou um carro de som para sair com as difusoras ligadas rodando pela fazenda até encontrar um local onde de lá ele não pudesse escutar o barulho na casa sede.
 
O Fazendeiro Arthur Freire, não era muito chegado à festa, incluindo a vaquejada, mas respeitava o gosto do filho pelo esporte e admirava a capacidade de Pedro fazer amigos em todo Brasil através da vaquejada, que inclusive também ajudava na divulgação e no fechamento de negócios. Para ter o filho mais perto de casa e conhecer com quem ele andava acompanhado resolveu construir um parque e colocar o nome da mãe dele e avó de Pedro Freire.
 
O Parque seguiu promovendo grandes festas de gado e atraindo vaqueiros de todo Brasil e até do exterior. Hoje, a quarta geração da família Freire, sob o comando dos irmãos Arthur Neto, Pedro Freire e Rodolpho, segue tocando o barco fazendo uma vaquejada moderna sem perder a essência nem contaminar aquele tradicional clima de fazenda nem comprometer a incomparável recepção dispensada aos visitantes. “É nosso dever manter o Parque Maria da Luz de pé proporcionando grandes emoções através do nosso esporte,” declarou Arthur Neto.