Notícias


09/10/2022 Michelle Ariany
Festa do Boi chega a sua 60ª edição e se consolida como a maior feira agropecuária do Nordeste
Neste sábado (08), foi aberta oficialmente a 60ª Festa do Boi, considerada a maior feira agropecuária do Nordeste, o evento acontece de 08 a 15 de outubro no Parque de Exposições, em Parnamirim.
 
O Presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc) Marcelo Passos falou das satisfação e preparação para receber durante o período do evento cerca de 500 mil pessoas e com novidades, como a homenagem ao ex-senador Geraldo Melo, que foi um pecuarista e amante da exposição e que outorgou a direção do evento para a associação."As novidades deste ano são a inauguração do centro de manejo com equipamentos de contenção, pesagem e currais, a climatização da sala de eventos e a capela de São José e Santana.”, afirmou Marcelo Passos, presidente da Anorc.
 
Representando a governadora Fátima Bezerra, o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), Guilherme Saldanha durante a solenidade de abertura citou ações e os destaques do Governo do Estado no agronegócio potiguar, entre elas a regularização das queijeiras, conclusão do Distrito Irrigado do Baixo Açu e o crescente potencial do Estado na área da pecuária, fruticultura e carcinicultura (destaque para a exportação de melão e a produção de camarão).
 
Após a abertura do evento, o secretário conversou com o Jornal do Vaqueiro e falou sobre a expectativa e a importância da Festa do Boi após dois anos difíceis em decorrência da pandemia da Covid-19 e enalteceu o trabalho árduo do produtor rural, desde os pequenos da agricultura familiar às grandes empresas em garantir alimento aos brasileiros durante o período pandêmico. 
 
“O que é mais interessante após a importância de garantir o alimento, é a capacidade que este setor tem hoje no Brasil de retomar a economia e de gerar oportunidades e empregos que a pandemia tirou de muita gente. A Festa do Boi vem reconhecer essa importância e que não é só uma festa que movimenta a economia do agronegócio com compra e venda de animais e equipamentos, é um evento que também é para toda família, um ambiente que traz um pouquinho tudo o que o produtor rural faz.”, disse o secretário.
 
Além da Exposição de Animais, Máquinas e Equipamentos Agrícolas, haverá oficinas, palestras, minicursos e atrações musicais. A programação completa está disponível no instagram da Festa do Boi, clique aqui para conferir..
 
A Festa do Boi tem realização da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Sebrae e Prefeitura de Parnamirim. Conta ainda com os apoios do Governo Cidadão, Assembleia Legislativa do RN, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sistema Fecomércio RN, Federação da Agricultura do RN (Faern/Senar), AGN, Idiarn, Emparn e Emater.
 
Festa do cavalo
 
O representante da pasta falou ainda sobre a 2ª Festa do Cavalo, que em 2023 será ainda maior e que já se consolidou no calendário de eventos do Estado e será lançada durante a 60ª Festa do Boi.
 
O evento será na quinta-feira, dia 13, às 17h, na sede do Gabinete do Governo, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. Na ocasião, serão apresentados os detalhes e a programação completa do evento, que já tem data para acontecer, será de 29 de março a 1º de abril, também no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
 
Ainda de acordo com o secretário, o RN se tornou o maior calendário de exposições agropecuárias do Nordeste.
 
 
Fotos: Michelle Ariany e Adriana Severo