Notícias


13/10/2022 Michelle Ariany
Leilão ANQM é marcado pela tradição, amor aos cavalos e a vaquejada
 
Na noite da última terça-feira (11), durante a 60ª Festa do Boi, foi realizado o 32ª Leilão ANQM no Tatersal (mais conhecido como espaço dos leilões) e contou com a presença de criadores experientes e novos criadores que aproveitaram o evento para realizar grandes negócios. Mas além dos negócios, o que ficou mais marcado em todos os entrevistados nesta noite, foi a tradição, a vaquejada e principalmente o amor aos cavalos. 
 
O Jornal do Vaqueiro conversou com algumas personalidades presentes no Leilão, confira abaixo os depoimentos:
 
Tradição e paixão: “Isso é feito com muito amor e muito carinho por todos que criam cavalo Quarto de Milha” | Hudson Pinheiro - Presidente ANQM
 
“Na realidade estamos nos reinventando, mesmo depois de dois anos parados, conseguimos ainda continuar trabalhando, realizando um leilão virtual. Temos 33 anos de existência e 32 anos de leilão, então não é fácil continuar nessa vertente de sempre estar junto aos produtores rurais, aos criadores de cavalos Quarto de Milha, ofertando animais para os novos criadores inclusive e sempre trazendo inovações. Neste leilão ofertamos 36 lotes da melhor qualidade possível e a gente espera que o agro continue firme e forte com o apoio dos produtores rurais para que a gente possa fazer sempre o melhor.
 
A Festa do Boi é uma vitrine, porque aqui nós apresentamos o que produzimos e muitas pessoas que não tem conhecimento do que se faz, do que se produz no agronegócio, tem a oportunidade de aqui ver e vivenciar e muitas vezes surgem novos criadores, principalmente o cavalo. O cavalo é paixão! Hoje nós tratamos o cavalo como um animal de estimação nosso, cada vez mais com bons modos de tratamento, de criação e isso faz com que as pessoas se encantem cada vez mais com o cavalo”.
 
Qualidade e aquecimento da economia: “Muita qualidade, com animais de alto nível” | Rodrigo Loureiro - Agreste Leilões
 
“Temos aí um leilão que tem uma democracia muito forte, pois abre espaço para novos criadores e com muita qualidade, com animais de alto nível, tem muita gente inclusive de casa que acompanha nossa transmissão, um leilão muito aquecido. 
 
O que tem hoje é justamente essa força da ANQM que vem lutando para aumentar as provas de vaquejada, consequentemente aumenta o consumo de cavalo, aumenta esse mercado aqui no Estado do Rio Grande do Norte”. 
 
Da vaquejada aos leilões: “Um sonho realizado” | Marcelo Porto - a voz do leilão
 
Depois de uma longa trajetória de sucesso nas vaquejadas, Marcelo Porto diz estar realizando um sonho ao se tornar um leiloeiro, a voz marcantes dos leilões:
 
“Na verdade era um sonho que se tornou carreira, eu falo sempre que locução de vaquejada foi algo que surgiu na minha vida, algo repentino, de surpresa que eu abracei e segui a carreira por mais de 20 anos e agora ser leiloeiro é a concretização de um sonho há cerca de um ano e meio. Muito feliz pela oportunidade, alegre por estar aqui pela primeira vez no Rio Grande do Norte leiloando, uma recepção de primeira categoria, com organizadores empenhados nesse grande projeto”.
 
Figura experiente: “Em 2023 teremos novidades” | José Sally de Araújo, o Sally - Haras Vertentes
 
“São dias de aprendizado total, o Rio Grande do Norte e o Brasil estavam com saudade da Festa do Boi, parabenizando a toda a organização, a Anorc, a Secretaria de Agricultura, ao nosso presidente ANQM. 
 
E quero dizer que em 2023 teremos novidades, vários cruzamentos que estão sendo feitos aí na área equina e que vão chegar para engrandecer e melhorar a produção dos cavalos de vaquejada no Nordeste do Brasil. Agradecemos ao Jornal do Vaqueiro que engrandece o agronegócio do nosso Nordeste e do Brasil”.
 
Nasce uma nova geração de criadores: “Bebemos água daqui (do Rio Grande do Norte) e já somos Potiguar!” | Tiago Adriano - Águas Claras Ranch
 
“Tem uma ano que a gente veio pra cá e conquistar título, é muito gratificante, muito importante pela nossa criação que estamos realizando no Águas Claras Ranch, nossa casa aqui no Rio Grande do Norte, quem vem acompanhando o trabalho do nosso projeto, meu juntamente com o Vinícius Adriano que está nos Estados Unidos e é o cabeça de tudo, responsável que faz isso acontecer, eu todo conta, mas quem pensou em todo projeto foi ele e é muito merecido esse prêmio. Não tem palavras para agradecer! Bebemos água daqui e já somos Potiguar!
 
Estamos com um projeto muito bacana, a premiação Rick Diego onde vamos pagar a premiação em dólar na categoria vaquejada puxar ou esteira, vai ser uma coisa bem legal, uma coisa diferente! 2023 promete!
 
Fotos: Rodrigo Martins e Michelle Ariany