Notícias


12/10/2022 Michelle Ariany
Presidente da Assovarn é convidado para falar sobre universo da vaquejada em podcast
Na manhã desta terça-feira (11), o presidente da Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte - Assovarn, Silvio Eduardo, participou ao vivo do PotyCast veiculado no canal do YouTube PNTV Play e transmitido para rádios parceiras em diversos municípios do Estado. O convite foi do portal Potiguar Notícias de Parnamirim/RN e teve a apresentação do advogado Evandro Borges, a pauta da entrevista é sobre o impacto da vaquejada no fomento da economia do RN.
 
O presidente Silvio Eduardo falou um pouco sobre a história de 20 anos da Assovarn e o objetivo de ser um referencial para a vaquejada amadora, se destacando nacionalmente, sendo 5 vezes premiada como melhor campeonato brasileiro de vaquejada para amadores. 
 
Além de detalhar como funcionam as competições, Silvio reforçou a importância do bem estar animal como principal preocupação para o segmento, além do fomento da economia importantes para o fortalecimento da cultura da vaquejada no país.
 
“Assim como outros esportes, a gente vem passando por adequações que são favoráveis e que fortalecem o nosso esporte. A vaquejada de 10 anos atrás é completamente diferente da vaquejada de hoje. Foram diversas modificações pensando no bem estar tanto do cavalo, quanto principalmente do boi”, declarou Silvio.
 
Ele citou algumas dessas mudanças, como o protetor de caldas e a obrigatoriedade de profissionais da veterinária nas competições. “É obrigatório que tenha pelo menos 3 ou 4 veterinários, o de plantão que fica ali de prontidão para atender e verificar os animais, evitando desgastes e os veterinários de bem estar que são os que garantem a saúde e bem estar dos cavalos e dos bois”, afirmou o presidente.
 
Vaquejada e a economia
 
A vaquejada movimenta no país cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos, no Rio Grande do Norte cerca de 10% desse total na geração de empregos é realizado graças às competições. O RN é um dos três estados do Nordeste que mais realizam vaquejadas no país.
 
Além do campeonato da Assovarn, destaque para o Ranking do Jornal do Vaqueiro que acontece em temporadas que duram o ano inteiro.
 
Outro campo que fomenta a economia do Estado são os equinos, especialmente os cavalos Quarto de Milha, onde o Rio Grande do Norte é destaque nacional de grandes cavalos, a exemplo da égua vendida por cerca de R$ 3 milhões. O Estado está sempre em evidência nacional exportando cavalos e inclusive vaqueiros, os Haras instalados no RN realizam grandes investimentos gerando muitos empregos que movimentam o agronegócio.