Notícias


22/11/2022 Michelle Ariany
Bruno Brito - o Pezão, destaque do Portal Vaquejada revela porque prefere correr fora do RN
O brasiliense de nascimento e potiguar de coração, Bruno Brito, mas conhecido como Pezão no universo da vaquejada, revela que sua história no segmento partiu dele. Ao passar férias no Rio Grande do Norte, preferia o campo do que as famosas e lindas praias do litoral potiguar. Sempre que estava por aqui, o menino Bruno preferia andar de carroça e montar a cavalo na fazenda de seu avô.
 
Até que sua família veio morar no RN, o pai sempre apaixonado pela vida no campo e sempre o presenteava com animais, mas nunca um cavalo próprio para vaquejada, levava Pezão para ver e conhecer as corridas. Aos 14 anos, ele começou na vaquejada esteriando e hoje o Pezão, aos 40 anos segue apaixonado pela vaquejada.
 
“São 26 anos brincando, correndo vaquejada, não tive um incentivo diretamente falando, foi amor mesmo, meu amor pela vaquejada e tô até hoje”, afirma Bruno Pezão.
 
Para o vaqueiro estar participando do Portal Vaquejada é um sonho e que graças ao seu fiel cavalo El Dashing ambos conseguiram grandes resultados e ainda contou com apoio importante dos amigos, como Nilo Neto que foi um grande suporte durante a temporada. 
 
Bruno Pezão conversou com exclusividade com o Jornal do Vaqueiro e fala sobre a temporada, porque optou correr fora do Estado, planos futuros e o que seria se não houvesse a vaquejada em sua vida, confira:
 
JV: Como você avalia a temporada do Campeonato Portal Vaquejada?
 
Pezão: Pra mim é um sonho, correr o portal vaquejada e Deus me abençoou em ter um cavalo bom! Ano passado, a gente foi pro Potro do Futuro e o meu cavalo, foi o mais pontuado de toda a prova e daí eu comecei a ver com outros olhos as vaquejadas de fora.
 
Tem um amigo meu de Recife, Junior Coutinho, que me chamou pra ir para segunda etapa do portal em Chã Preta, aí eu fui até Recife e fui pra lá, onde ganhei em primeiro e quarto lugar. A outra etapa foi na Paraíba e eu fui também, ganhei em quarto lugar e daí em diante eu comecei a correr o Portal. 
 
Foi uma temporada grande com várias etapas, não foi fácil, foi muito difícil, um sacrifício grande, porque não tenho patrocinador, não tenho patrão, é tudo do meu bolso, então não foi nada fácil, mas consegui chegar ao pódio.
 
JV: Qual animal você montou?
 
Pezão: O único cavalo que eu montei, foi o meu cavalo o El Dashin, vulgo o Mexicano, cavalo com apenas 6 anos de idade e já tem uma história pra contar, cavalo mais pontuado no Potro do Futuro, mais pontuado do Brasil da ABQM e segundo colocado do Portal Vaquejada.
 
 
 
JV: Quais foram as suas dificuldades?
 
Pezão: A grande dificuldade que eu tive, era que eu nunca tinha saído de casa e ido para uma vaquejada grande sem conhecer ninguém. Mas graças a Deus eu tenho muitos amigos e uma dessas pessoas top foi o Nilo Neto que me ajudou em várias vaquejadas, esteirar para mim, porque eu não tinha cavalo de esteira, então esse título devo muito a ele também. As viagens foram muito boas, sem problemas, mas no início não ter uma pessoa do meu lado com a técnica e o suporte que o Nilo Neto tem, foi uma dificuldade.
 
JV: Quais os seus planos para o futuro?
 
Pezão: O futuro só a Deus pertence, mas vou fazer de tudo pra ver se corro de novo, não todo o Portal, mas algumas vaquejadas que gostei e pretendo ir novamente.
 
JV: O que te motivou, qual a razão de você correr fora do RN?
 
Pezão: Na verdade o que me motivou mais correr vaquejadas fora, foi o meu cavalo. No nosso Estado, infelizmente, as vaquejadas estão fracas, boiada ruim, sem boas premiações e eu por ter um cavalo bom, optei por concorrer fora, que tem melhores prêmios, mais valorização comercial, mais ofertas do que o nosso Estado, boiada extraordinária, pátios muito bons. No RN tem bons pátios, mas a boiada está muito ruim, boiada muito corrida e lá fora tem mais estrutura.
 
JV: Complete a frase: Eu sem a vaquejada…
 
A palavra é essa: NADA! Sem a vaquejada, eu não sou nada. Porque tudo o que eu conquistei hoje, foi tudo pela vaquejada! Não só em prêmios, mas nas amizades, no conhecimento, as oportunidades que eu tive na vida, foi pela vaquejada e eu devo tudo a ela!