Notícias


03/06/2023 Rodrigo Martins
Com seis chances, filhos do Rei Tetê vencem primeira edição da disputa Munheca de Ouro

Foram 20 oportunidades no duelo Munheca de Ouro promovido pelo Portal Vaquejada em Petrolina-PE, na noite deste sexta-feira, 03. O Parque Dr. Geraldo Estrela foi o centro da atenções, pois no Vale do São Francisco seria apresentado o melhor vaqueiro Profissional do primeiro semestre de 2023. De acordo com o regulamento da prova, os campeões de cada etapa do CVP garantem uma vaga para concorrer a uma Fiat Toro zero km. Outra forma de participar da competição era chegar no sertão pernambucano entre os dez melhores pontuados no Ranking Portal.

Com isso, Renato Tobias acumulou quatro chances, sendo três por ser campeão de etapas e uma por estar em terceiro lugar no Ranking. Por outro lado, um conjunto de vaqueiros foi para o certame com duas vagas. Foi o caso do seu irmão Renanh Tobias com um título em etapa nesta temporada e está em quarto no Ranking. O atual líder, Dheovane Almeida também entrou no Munheca de Ouro com duas senhas. Na mesma situação participaram Emerson Vicente e Valter Xavier. Os demais foram para a prova apenas com a vaga válida pela pontuação.

Foram nada menos do que dez rodadas e um espetáculo de performance dos conjuntos. Entranto, quando se passaram seis rodadas, restaram apenas o atual campeão do Portal, Dheovane Almeida, e o bicampeão, Renanh de Tetê. Eram três títulos de Mellhores do Ano na pista e o embate direto para conquistar um prêmio inédito no CVP.

Montando o cavalo mais popular da atualidade, Dheovane fez o que pôde para levar o Rei Big Doc até o ponto mais alto e único no pódio. As arquibancadas vibravam a cada valeu boi do maranhense quando na nona rodada, o título ficou mais próximo. Ao ser anunciado o julgamento zero na apresentação do vaqueiro do Poker Moon. Imediatamente, a comissão alternativa foi acionada para reavaliar o resultado. Neste momento, Dheovane já havia recebido um valeu boi e aguardava apenas o resultado do seu oponente.

O boi puxado por Renanh caiu próximo a segunda marca da cal e ao se levantar, foi empurrado pelo Esteira, Renato Tobias, para dentro da zona de pontuação. Nas redes sociais, as torcidas de cada conjunto fizeram avaliações distintas sobre caso e o fato é que o filho do Rei voltou para mais uma rodada após o anuncio de que o boi havia sido válido pela equipe de juízes através do sistema de tv.

A rodada seguinte foi decisiva e cruel para Dheovane. O Rei Big Doc aparentava cansaço e o campeão já demonstrava totais cuidados em suas apresentações ao evitar que o animal gastasse mais energia na puxada.  Vale lembrar que o RBD havia sido afastado das pistas após alguns procedimentos e retornou há pouco tempo.

Talvez por isso, a cada valeu boi, Dheovane já parava o Rei e demonstrava cuidados com o companheiro de pista.

Mas não teve jeito. Na décima rodada, o atual líder do Ranking CVP se esforçou até os últimos metros da zona de pontuação, mas o boi não caiu.  Antes disso, Renanh já havia entrado na pista com o Poker Moon e garantido o valeu boi com uma puxada para não deixar dúvidas que naquela noite, o melhor vaqueiro estava sendo recebendo as palmas de um rei.