Notícias


08/08/2023 Rodrigo Martins
Renanh Tobias assume a liderança do CPV e Assembleia da Paraíba institui Dia do Vaqueiro em homenagem ao Rei Tetê
A família Tobias comemorou a terceira vitória  de Renanh na temporada 2023 do Campeonato Portal.  Desta vez, a festa foi na pista do Parque Boi Nelore, em Frei Miguelinho-PE. Renanh e Renato Tobias, terminaram a prova em primeiro lugar e o bicampeão CPV assumiu a liderança do Ranking Profissional CPV com 430 pontos, contra 415 de Dheovane Almeida.
 
Como se não bastasse tamanha alegria com os resultados na pista, nesta terça-feira (8), a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade, o projeto de lei 494/2023, que institui o Dia Estadual do Vaqueiro de Vaquejada, em homenagem ao Rei Tetê. A data proposta para a comemoração anual é 8 de Maio, dia da morte do vaqueiro Francisco Tobias.  A proposta foi do deputado, criador e vaqueiro Wallber Virgulino e aguarda a aprovação por parte do governador da Paraíba João Azevedo.
 
O texto da matéria destaca a importância do vaqueiro no Nordeste e detalha parte da sua lida diária com o gado e atividades rurais com inspirações na literatura. 
 
Foto: Renan Leôncio / Portal Vaquejada
 
“Aclamado por Euclides da Cunha, no clássico Os Sertões, o vaqueiro é, na sua forma forte de encarar as mazelas do sertão, os longos períodos de seca que culminam com as intensas movimentações de gado pelas regiões mais inóspitas da caatinga e do cerrado nordestino, a representação de um povo lutador, que vive pela superação das dificuldades que o clima e o solo oferecem.”
 
Já se passaram 12 anos da morte do vaqueiro mais aclamado da história e, até hoje, o nome do paraibano de Catolé do Rocha, Francisco Tobias do Nascimento, ainda perpetua na memória daqueles que respeitam a sua história e o batizaram de Rei das Vaquejadas.