Notícias


02/12/2015
Ceará faz campanha a favor da vaquejada

No dia 06 de dezembro 2015 (domingo) vai acontecer o “Vaquejada Day”, um marco inédito e nacional para a conscientização da vaquejada como um esporte em forma definitiva. O movimento espera reunir praticantes, simpatizantes e pessoas a favor da competição genuinamente nordestina, que tem passado de geração em geração, formando assim, uma grande frente organizada em defesa da causa. Muitas pessoas ainda não se deram conta de que a vaquejada está sendo proibida em alguns estados e dessa forma uma grande característica da cultura nordestina seria banida na ausência de uma mobilização social em prol da vaquejada. O “Vaquejada Day” vai acontecer no município de Horizonte, distante 43 km de Fortaleza, no Estrela Horse Clube, com programação totalmente gratuita a partir das 08h, contando com a apresentação do movimento nomeado #VaquejadaViva, que será fortalecido com a participação e apresentação de dezenas de artistas defensores da prática.

Um dia antes, no sábado dia 05 (sábado), no mesmo local, será o lançamento da “Liga dos Campeões”, uma vaquejada modelo adotando critérios diferenciados de uma competição tradicional com currais inteligentes, protetor de calda para a boiada e a proibição de choque ou ferrões, entre outros aspectos. A competição continua no domingo, 06 de novembro, em paralelo ao #VaquejadaViva. Segundo informa Alcimar  de Paula, organizador do movimento trata-se de “um momento de reconhecimento e apoio ao que há de legítimo, graças à autenticidade assegurada por anos e anos de verdadeira paixão popular por esse esporte. Para isso, foi preparada toda uma estrutura afinada com a alta qualidade. Tudo foi pensado e é estruturado para que esse dia se torne memorável”, disse. Sabendo que a vaquejada está intimamente ligada ao espírito do povo nordestino, mantendo tradições centenárias na cultura da região o movimento #VaquejadaViva sabe da necessidade de adaptar o esporte a uma nova dinâmica, sem deturpar a sua essência. Desta forma, entre as ações efetivas da Liga dos Campeões estão: conscientização do vaqueiro quanto as suas responsabilidades; elevação do nível de desempenho dos cavalos; proteção do boi; incremento de novas formas de captação de receitas para o esporte.

Saiba mais sobre a proibição de vaquejada e outras provas com uso de bois

A proibição de rodeios e vaquejadas voltou à pauta na Câmara dos Deputados no mês de junho, por meio do Projeto de Lei 2086/2011, que havia sido arquivado em janeiro e teve o pedido de desarquivamento acatado. A autoria desse polêmico Projeto de Lei é do deputado paulista Ricardo Tripoli (PDSB/SP) e ainda deve receber o parecer de outras comissões.

 

Serviço:

“Vaquejada Day” - Parque Estrela (Horizonte – Ceará)

Dia 06 de dezembro

Gratuito

Texto: Ingrid Freitas, assessora de Imprensa Vaquejada Day