Notícias


01/03/2024 Alisson Bala
ABQM Awards 2023 Celebrou os Destaques da Raça Quarto de Milha

No último dia 19 de fevereiro, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) realizou a tão esperada cerimônia do ABQM Awards 2023, um evento que reconhece os maiores destaques do ano na criação e no esporte relacionados aos cavalos da raça Quarto de Milha.

A noite foi marcada por uma atmosfera de muita elegância, emoção e celebração, reunindo criadores, proprietários, competidores e entusiastas da raça em um evento de prestígio. O local escolhido para sediar a cerimônia foi na Casa Giardini, em São Paulo (SP), que proporcionou o cenário ideal para uma noite de reconhecimento e glamour.

Os prêmios foram concedidos em diversas categorias, abrangendo desde corrida e trabalho até lazer e genética. Entre os premiados da noite, destacaram-se cavalos que se destacaram em competições de alto nível, criadores renomados que contribuíram significativamente para o avanço da raça, além de profissionais do meio que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação.

Importantes personalidades da raça Quarto de Milha no Brasil foram homenageadas no 13º Hall da Fama. O evento, conhecido como Oscar da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), também premiou os mais pontuados da raça, no 16º ABQM Awards.

Além da entrega dos prêmios, o ABQM Awards 2023 também contou com momentos de homenagens especiais, destacando figuras importantes e históricas do mundo do Quarto de Milha, cujo legado continua a influenciar e inspirar gerações futuras.

Em entrevista, a presidente da ABQM, Mônica Ribeiro, expressou sua satisfação com o sucesso do evento, ela destacou a importância de estar a frente da associação. “Queremos valorizar, evidenciar o impacto positivo que a equino cultura tem na sociedade brasileira, assim como valorizar, os pequenos, os médios e o grandes criadores do cavalo quarto de milha” afirmou Mônica

A vaquejada foi um capítulo a parte nesse grande evento da ABQM Awards 2023. O Vice-Presidente da Associação Celso Pontes de Miranda Filho foi o responsável pelas entregas dos troféus. Na categoria amazonas a vencedora foi a Dayana da Costa Oliveira. Quem levou a premiação na Categoria Fêmea Esteira foi Capitu Rojo Steel, o seu proprietário Elson Miranda foi quem recebeu a premiação no evento. Na categoria fêmea puxar a vencedora foi Princesa Steel Okie, Silvio Eduardo foi um dos representantes a receber o prêmio. Na categoria macho esteira o animal premiado foi Bucks Winner And. Na categoria Macho Puxar o grande vencedor foi Tornado Rick HZL, Lucas Almeida e Silvio Eduardo receberam o prêmio. Na Categoria puro castrado esteira quem ficou com o Prêmio foi Joey Cat Olena. Na Puro Castrado Puxar o vencedor foi Duble Diego Rojo. Na categoria competidor aberta o ganhador foi Edinaldo Bernardino da Silva. Entre os competidores amador o prêmio ficou com Higor Viana Macêdo. Na categoria competidor jovem tivemos dois vaqueiros premiados, Emerson Ferreira Sampaio e Erivan Rodrigues de Santana Filho. Outra categoria que foi premiada foi a de Reprodutor Esteira, e o premiado foi Sands by sana TMR. Já na categoria reprodutor puxar, o vitorioso foi Holland Jeck. A categoria seguinte a ser premiada foi a reprodutora esteira e a premiada foi Opala Olena ALB. Na reprodutora puxar o título ficou com Lady Okie Diego HJG. Na categoria proprietário quem levou o troféu foi Francisco Ginete Andrade. Quem fechou a premiação da Modalidade vaquejada foi a premiação da categoria criador que ficou o grande vencedor foi Marcelo Barretto De Araújo Sarmento.

Dentre os animais premiados um dos que mais merecem destaque é o Cavalo Tornado Rick HZL que foi montado pelo vaqueiro Zé Borges. Nascido em 01 de Janeiro de 2018, herdeiro fiel da genética e filho de Rick Diego HJG na Glória Shady Doc RT (Égua já desaparecida que era de propriedade do Haras Lamartine Paiva de Monte Alegre-RN). Tornado Rick é criação do Haras ZL do criador Thiago Lamartine Souza Paiva e hoje é alojado no Haras Nossa Senhora Aparecida na Cidade de Monte Alegre /RN. Ele foi iniciado pelo vaqueiro Raí Ribeiro e hoje é montado em competições pelos já renomados vaqueiros Zé Borges e seu filho Heriberto Filho. Tornado Rick é o filho mais pontuado dentre os filhos do garanhão do Águas Claras Ranch Rick Diego HJG.

Com uma noite repleta de brilho, emoção e reconhecimento, o ABQM Awards 2023 reafirmou seu papel como um dos eventos mais aguardados e prestigiados do calendário equino nacional, promovendo a excelência e a paixão pelo Quarto de Milha em todas as suas formas e manifestações.