Notícias


24/12/2015 Rodrigo Martins
ABVAQ celebra a chegada do novo presidente

Em clima de confraternização de fim de ano, a Associação Brasileira de Vaquejada recebeu o seu novo presidente. O criador Paulo Filho, popularmente conhecido como Cuca do Haras PFF, foi empossado na noite da última terça-feira (22) na cidade de Campina Grande-PB. Chefes de equipes, promotores de eventos e presidentes das principais entidades da Vaquejada estiveram presente em mais um marco histórico da Associação que trabalha arduamente para legalizar a maior tradição nordestina como esporte. “Nosso foco será, sem dúvidas, a legalização da Vaquejada. Existem algumas mudanças que temos que aderir e um grande passo da ABVAQ é investir no protetor de cauda.”, adiantou o no presidente da ABVAQ Paulo Filho.

Já em tom de despedida, o ex-presidente Marcos Lima, que agora passa a representar a ABVAQ como vice-presidente, destacou os avanços da Associação em sua gestão. “ Acho que nós caminhamos. A gente chega, depois de dois anos, com uma Associação que aparece mais com suas ações e que participou de vitórias importantes, algumas delas no campo político e jurídico, e enquanto isso outras vitórias ainda estão se construindo. Existe um esforço e uma atenção muito forte voltada a questão jurídica. A ABVAQ hoje tem uma assessoria jurídica muito competente e capacidade para defender esta causa.”, resumiu Marcos Lima.

Para o diretor jurídico da ABVAQ, Leonardo Dias, a presença de Paulo Filho como presidente da Associação será a garantia da continuidade do trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela a Associação. “O Cuca sempre esteve conosco acompanhando o nosso trabalho em Brasília e sabe da realidade do esporte. Ele também é criador, tem equipe de Vaquejada, ou seja, ele é do meio e sabe da importância do esporte.”, explicou Leonardo Dias.

Além do desafio de colocar em prática o regulamento nacional e fortalecer o regulamento da Vaquejada, outros desafios da gestão Paulo Filho será promover o ranking de Vaqueiros, assim como o Circuito de Vaquejada da Associação Brasileira de Vaquejada. Para isto, dados estatísticos e informações dos competidores já foram coletados pelas Associações Regionais.

Já com relação ao regulamento, a ABVAQ está realizando nos meses de dezembro e janeiro o segundo congresso nacional para juízes e locutores. Este projeto faz parte da força tarefa em prol da unificação do regulamento, já que apenas profissionais credenciados pela Associação poderão trabalhar em provas homologadas pela ABVAQ,  “ A gente vai precisar de um envolvimento cada vez maior do sócio competidor, dos promotores de eventos, dos profissionais de trabalho, da própria diretoria da ABVAQ, de um apoio forte do setor jurídico em todas etapas...  eu acho que esse vai ser o direcionamento para os próximos dois anos. A gente enxerga uma participação muito forte da Associação focada na questão da regulamentação, porque sem regulamentação não é esporte.”, finalizou Marcos Lima.

Fotos: Rodrigo Martins