Notícias


26/06/2016 Rodrigo Martins
ANQM deve implantar o protetor de cauda ainda este ano
O acessório que está revolucionando da Vaquejada está prestes a ser utilizado no gado das provas do Circuito ANQM 2016. O protetor de cauda, idealizado pelo projetista, Moacir Neto, é uma realidade e após vários testes de sucesso, inclusive no Rio Grande do Norte, o presidente da Associação Norte-Riograndense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, Fernando Nunes, já planeja esta novidade no circuito quartista mais tradicional do Brasil. No entanto, o líder do núcleo QM ainda quer escutar a opinião dos sócios, vaqueiros, criadores e donos de parques. “ É importante ouvir todos os envolvidos. Sabemos da necessidade desta mudança, até mesmo para cumprir ainda mais as orientações da ABVAQ e ABQM. Já temos várias opiniões positivas em nossas redes sociais e isso é muito bom para o nosso esporte.”, destacou o presidente da ANQM.
Recentemente, o criador e sócio da ANQM, Washington Gadelha, com seu filho Wagner Gadelha, realizou uma prova no Haras Balanço utilizando o protetor. “Ogado utilizado na prova saiu ileso de qualquer dano físico, fato que é louvável diante do que a Associação Brasileira de Vaquejada exige dos organizadores de prova. Outro ponto importante é que a competição ficou mais ágil e o ganho de tempo total ultrapassa a marca dos 90 minutos a cada 70 duplas. Tudo isso implica em menos esforço físico para os animais, para os vaqueiros e facilita a programação do evento.”, resumiu Washington Gadelha.
Na enquete disponível no site da ANQM, quase 95% dos internautas apoiam o uso do protetor. Nas redes sociais como facebook e instagram, o resultado é semelhante. Isso pode ser um alerta de que a consciência da vaqueirama já pede a utilização do acessório que vai revolucionar o esporte Vaquejada.
Fotos: Silvio Eduardo