Notícias


28/08/2016 Rodrigo Martins
Festa do El King Bar, em Nova Cruz-RN

A primeira disputa do domingo no Circuito ANQM foi com os conjuntos da categoria Amador Light. Foram 38 inscrições classificadas para a final. A exemplo do que aconteceu na disputa no Rancho Azevedo, Nova Cruz-RN teve um dia nublado e com chuvas intermitentes, mas a vontade de vencer era constante na pista do Parque Diógenes da Cunha Lima. E a vontade maior se juntou a competência do vaqueiro Raphael Fernandes e a qualidade do cavalo El King Bar. Juntos conquistaram o título da prova e puderam festejar com a equipe Haras Santa Maria.

Para os Quarto de Milha que concorrem aos pontos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, ABQM, foram apenas cinco apresentações, incluindo a fase classificatória, para conquistar a premiação mínima de R$ 1.200,00 definida para cada uma das cinco posições contempladas na classificação final. Além disso, foram R$ 3 mil para a dupla campeã.

Na sequencia, o primeiro a entrar na pista foi o conjunto Assuero Cordeiro com o cavalo Nobre Rico. Apesar das apresentações quase que perfeitas, a equipe Gêmeos Rodas pegou um boi muito rápido. Assuero ainda contou com o trabalho de seu esteira Bruno Barros, mas o bovino passou pelas faixas em alta velocidade sem que o vaqueiro pudesse nem tocar no protetor.

Em seguida, foi a vez do atual campeão dos campeões da ANQM Raphael Fernandes. Diferente de Assuero, o vaqueiro da equipe Santa Maria pegou um boi que os especialista intitulam de “boi bom”, ou seja, aquele que tende a ser um pouco mais fácil de colocar na zona de pontuação. E foi nessas condições que o boi da vez rodou na mão de Raphael e caindo bem entre as faixas. Neyram Câmara ainda se posicionou para garantir o valeu boi.

Por fim, entrou na pista o vaqueiro que iria confirmar o título de Raphael do Leite. O vaqueiro Jobson Mairone entrou na pista montando Jade Kiss Linda. O conjunto não repetiu as excelentes apresentações anteriores. Sem posição para executar a puxada de direita, Jobson ainda tentou deitar o boi na zona de pontuação, mas dessa vez o boi foi mais experto e deixou o vaqueiro no chão.

- “ Quero agradecer a toda a organização da prova pelo evento. Obrigado por todos que vieram torcer por mim, em especial minha família.”, comemorou Raphael. Enquanto isso, Neyran também festejava mais uma conquista ao lado do parceiro que também lhe ajuda nas suas vitórias. Neyran também parabenizou a ANQM e o Parque Diógenes da Cunha Lima. “Vaquejada se faz assim. Coloque boi forte, mas coloque boi com que a gente mostra como fazer valer.”.

Em seguida, foi dada a largada para o título da categoria Amador.

Fotos: Silvio Eduardo