Notícias


02/02/2017 Gabriel Souza
ABVAQ unifica regras da vaquejada no Brasil
 
O documento elaborado pela Associação Brasileira de Vaquejada estabelece as normas para realização de eventos de vaquejada, bem-estar animal, sanitárias, ambientais e de segurança em geral. As diretrizes dispostas em quatorze páginas unificam as regras da vaquejada em todo o Brasil para garantir o bom andamento do esporte.
 
As novas regras foram apresentadas em Janeiro no Congresso de Profissionais das Vaquejadas Padrão ABVAQ na cidade de João Pessoa (PB). O evento reuniu cerca de 350 pessoas, entre profissionais de trabalho, veterinários e representantes do esporte.
 
Entre as novidades no Regulamento ABVAQ estão: O capacete tem que estar preso na cabeça, se o vaqueiro correr com o mesmo solto e ele cair do brete ao final da pista será julgado zero. Não pode de maneira alguma bater no seu animal com chicote ou com a mão, nem na corrida, nem nas dependências do parque.
 
A partir de agora todo boi tem o mesmo valor de pontuação e qualquer metal tem que ser isolado para não ter contato com seu animal. Às luvas a serem usadas são as da ABVAQ com cinco centímetros. No caso da senha ser do vaqueiro, o cavalo somente poderá ir à disputa com, no máximo, duas senhas, por categoria. Na vaquejada tropa de elite, deverão ser observadas as regras gerais da vaquejada tradicional.
 
Confira a cartilha completa em www.abvaq.com.br
 
 
Foto: Silvio Eduardo / Rodolpho Bryan