Notícias


26/04/2017 Geraldo Junior
PEC da Vaquejada é aprovada em Comissão

Hoje a Vaquejada deu mais um importante passo para a sua regulamentação. A Proposta de Emenda à Constituição número 304/2017 foi aprovada com 20 votos a favor e apenas um contra, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

A PEC 304/17 estabelece que não serão consideradas cruéis as práticas desportivas registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro e garantam o bem-estar dos animais.

Na prática, a medida acaba com os entraves jurídicos para a realização das vaquejadas, já elevadas à categoria de patrimônio cultural por meio da Lei 13.364/16, em vigor desde novembro último.

Ao defender a aprovação da proposta, o relator citou os compromissos de garantia do bem-estar animal presentes na autorregulamentação da Associação Brasileira de Vaquejada e da Confederação Nacional do Rodeio.

“Precisamos de todos e de cada um dos amantes dos esportes equestres, do apoio de todos, sem distinção. Garantimos que continuaremos vindo a Brasília semanalmente, buscando os apoios e lutando pela regulamentação”, declarou Paulo Fernando Filho, presidente da ABVAQ.