Notícias


11/05/2017
PEC da Vaquejada é aprovada na Câmara

366 a favor e 50 contra. Esse foi o placar de mais uma vitória para uma das práticas mais importantes para a cultura nordestina. 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática da vaquejada. A PEC estabelece que “não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais".

O texto foi aprovado por 366 votos favoráveis e 50 contrários. Houve ainda seis abstenções. Por se tratar de uma mudança na Constituição, eram exigidos ao menos 308 votos para a aprovação.

Como já foi aprovada no Senado, a proposta ainda precisará passar por mais uma votação na Câmara, em segundo turno, para ser promulgada.

Vários grupos de representantes da Vaquejada e os outros esportes equestres fizeram vigília no Congresso Nacional para acompanhar e confirmar que a votação fosse realizada. "Chegamos lá. Falta apenas um passo para a nossa regulamentação, a ABVAQ agradece a todos os deputados que votaram pela aprovação da PEC 304. Vamos a vitória plena na votação em 2º Turno", agradeceu Paulo Fernando Cavalcanti, presidente da ABVAQ.