Notícias


14/08/2015 Rodrigo Martins
Paulo Saldanha será vice presidente da ABQM
Depois de seis anos, o Rio Grande do Norte volta a ter um vice-presidente na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha. O criador quartista e atual presidente da Associação de Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte, Paulo Saldanha, ocupará o cargo de vice-presidente da principal instituição da raça de cavalo que domina as provas equestres no Brasil, em especial a Vaquejada. Com relação ao Rio Grande do Norte, o último potiguar a ocupar este cargo foi o criador Junior Texeira, do Haras Bompasto, ainda na gestão de Dr. Ovídio, em 2009.
Este ano, a eleição para presidente da ABQM tem chapa única. O candidato a presidente, Fábio Pinto da Costa, comandará a Associação nos próximos dois anos e a assembleia que dará posse a nova diretoria, assim como a eleição do conselho, acontecerá no dia 27 de outubro, na sede da ABQM, na cidade de São Paulo-SP. 
As primeiras conversas para que Paulo Saldanha ocupasse a vice-presidência da ABQM aconteceram durante do leilão do Haras Santa Helena, no mês de Maio, com o convite do amigo Edilson Varejão Junior (Cicinho Varejão), que também será vice-presidente. Com a aceitação, o criador do garanhão Quentão Zorrero passou a fazer parte da chapa que ainda tem outros sete componentes na vice-presidência, entre eles o pernambucano Sergio Novaes, do Haras Casa Branca.
O Nordeste aparece ainda mais forte nesta próxima gestão da ABQM com a presença de nordestinos na vice-presidência. Paulo Saldanha, é de família tradicional na criação de Quarto de Milha no Rio Grande do Norte e é filho de Dr. Zito Saldanha, que cria QM desde 1977, na fazenda Amazonas, onde tudo começou. Ele foi o primeiro presidente e um dos fundadores da Associação Norte-riograndense de Quarto de Milha – ANQM. Já Paulo Saldanha foi o primeiro presidente do Núcleo de Criadores de Cavalo Quarto de Milha de Vaquejada - NQMV.
“É uma honra fazer parte desta candidatura a vice-presidente da ABQM. Este é um trabalho que começou desde a gestão de Paulo Farha, que revolucionou a ABQM e em seguida, foi continuado por Marcelo Ferreira, que também fez uma excelente gestão. Temos certeza que este grupo que entra agora fará um grande trabalho a frente da ABQM, com o presidente Fábio Pinto da Costa. Nosso pensamento é contribuir tanto para o Quarto de Milha, quanto, em especial, para a Vaquejada.”, finalizou Paulo Saldanha.
 
Foto: Rodrigo Martins