Notícias


01/06/2017 Geraldo Junior
Vaquejada é garantida na Constituição Federal

O dia 31 de maio de 2017 vai ficar marcado na história e será lembrado por muito tempo, pelos que fazem valer uma das paixões e cultura nordestina. Quis o destino que o dia mais importânte da Vaquejada não fosse no Nordeste, seu berço. Mas foi na capital que representa toda a região e o país.

Ao todo, foram 373 votos ou escolhas de representantes de todas as regiões brasileiras que decidiram por tornar um dos poucos esportes constitucionais. Ou seja, sem nenhuma brecha para dúvida de que a Vaquejada é feita pelo povo e para o povo.  

 Foi o último passo dado pela Câmara dos Deputados, aprovando em segundo turno, a chamada PEC da Vaquejada – Proposta de Emenda à Constituição 304/17 –, que acaba com os entraves jurídicos para a realização dessa atividade no Brasil.

A PEC, que segue agora para a promulgação pela Mesa do Congresso Nacional, altera a Constituição para deixar claro que não são consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizem animais e sejam registradas como manifestações culturais do patrimônio cultural brasileiro.