Notícias


09/10/2017 Geraldo Junior
Galeria de garanhões é destaque na Festa do Boi

Dentro da programação da Festa do Boi, maior evento agropecuário do Rio Grande do Norte e um dos mais tradicionais do Norteste, a Associação Norte-riograndense de Criadores de Cavalos Quarto de Milha realizou pela primeira vez no Rio Grande do Norte uma Galeria de Garanhões, uma exposição com os melhores cavalos da raça QM do estado.

Foi uma oportunidade para os criadores do RN mostrar o potencial genético dos animais para o público, que conheceu um pouco sobre a qualidade do Quarto de Milha potiguar. O responsável pela galeria foi Cláudio Rainnier, diretor de eventos e leilões da ANQM.
 
"Era um sonho que tínhamos, mas nunca se consolidou. Esse ano, durante uma reunião ordinária, levantamos a hipótese de fazer a Galeria e arregaçamos as mangas e colocamos para frente o projeto. o êxito foi muito bom e a adesão foi fantástica. Esse ano fizemos com apenas 10 garanhões, mas para 2018 já temos 7 animais reservados", explicou Cláudio.
 
Participou da amostra, Ayrton Lins, assessor de leilões do segmento, e destacou a presença das melhores linhagens QMs, nomes tradicionais e novos do meio da vaquejada. " Vários Shady Steel, o principal garanhão que mais propagou  genética no RN,  entre outros grandes nomes pode ser mostrado nessa galeria, com lindos cavalos, grandes estruturas e uma morfologia competitiva muito boa"