Notícias


11/01/2018 Geraldo Junior
MARCK TROUBLE: um garanhão produtor de campeões ainda desconhecido

Uma verdadeira joia ainda não explorada como merece. É o que garante o criador Túlio de Paiva Fagundes, responsável pelo Haras Punaú, de Rio do Fogo/RN, sobre o garanhão Marck Trouble HFV. Um cavalo que ao longo dos seus 20 anos de idade já reproduziu alguns destaques em Vaquejadas no Rio Grande do Norte e Estados vizinhos. 

Marck é um Puro de Origem com genética reconhecida e firmada na região sudeste do país, sendo filho de grandes animais da raça. "Dessa linhagem tem poucos aqui na região, ele veio de São Paulo e o pai dele foi um grande pontuador, é um animal com histórico muito positivo pela parte esportiva do pai [Trouble Two Times] que soma 109 pontos na ABQM", explicou Túlio.
 
Túlio explica também que inicialmente não tinha pretensões de tornar o garanhão Marck um reprodutor de animais para competições como vaquejada. Mas depois de alguns dos filhos do QM começarem a se destacar nas corridas, o criador resolveu se empenhar na campanha do equino de rica genética. "Hoje eu tenho um filho dele já com seis anos e competindo em grandes Vaquejadas no Pernambuco e no Rio Grande do Norte, o nome do cavalo é Ouro Fino", disse.
 
Na última Vaquejada da Fazenda Gameleira, em Taipú/RN, alguns dos filhos do Marck foram as atrações da prova. "Na categoria Aspirante, um dos filhos do garanhão ficou em primeiro lugar, na Amador teve dois filhos classificados e na Categoria Profissional outro animal filho do meu cavalo ficou em segundo lugar", revelou Túlio.
 
O criador garante que o garanhão é um Quarto de Milha saudável, cobre as éguas com grande facilidade e extremamente dócil. O filho mais velho do garanhão, Ouro Fino, também se encontra no Haras Punaú, localizado no município de Rio do Fogo/RN.