Notícias


01/09/2015 Geraldo Junior
Como representante, Brejo Santo honrou o Ceará no CPV
 
A única etapa do Campeonato Portal Vaquejada realizada no Ceará, estado pioneiro no quesito regularização do esporte que é a verdadeira paixão Nordestina, foi realizada no último final de semana na cidade de Brejo Santo, cidade referência nacional em educação básica, deixou a lição de como criar um evento acima do padrão estabelecido. A vaquejada da cidade que fica no extremo sul cearense e divisa com Pernambuco conseguiu unir os melhores competidores de todo o país, sem deixar de lado a cultura acolhedora, típica da família Landim. 
 
A competição ocorreu dentro das festividades da edição 2015 do ExpoBrejo, ocorrendo paralelamente exposições de animais e Leilões que movimentaram cerca de 2 milhões de reais. Entretanto, o que chamou mais atenção no público foi a solidariedade dos organizadores. Nos quatro dias do evento trouxe para o palco grandes atrações nacionais como Aviões do Forró e Flávio José, e na entrada era apenas exigido alimentos para doações em instituições de caridade.
 
Show fora e principalmente dentro da pista de competição, e o motivo não poderia ser outro: a intensa briga por pontos no Ranking e Campeonato Portal Vaquejada, o brasileirão do esporte. Na categoria Aspirante, deu a lógica, o líder e favorito para a disputa, Marcos Lins, conquistou o primeiro lugar em Brejo Santo, mesmo após o resultado ruim na última etapa. 
 
Na Amador, não deu para o líder do ranking Diego de Eliziario, mesmo se classificando para premiação e pontuando, ele foi superado pelo paraibano e seu concorrente direto ao título do Portal, Rui Filho. O vaqueiro se classificou com quatro senhas e ficou no ponto mais alto do pódio montando o poderoso Dockie Apollo (Bars Apollo x Dockie Miss).
 
A última e mais aguardada disputa foi a dos Profissionais que decidiram o título  nas primeiras horas da segunda-feira (30).  O Haras BonSucesso conquistou o primeiro lugar com a dupla Verdinho Borba que montou Lena Santana e esteirado por Nego Edson. Como o vaqueiro estava correndo a sua terceira senha, os pontos da égua não foram contabilizados no CPV, mas vaqueiro e equipe pontuaram, segundo o regulamento da categoria.
Os irmãos Renan e Renato Tobias filhos do saudoso Tetê, conquistaram a segunda e terceira colocações, respectivamente, correndo em casa e contando com o apoio da torcida cearense.
 
A vaquejada de Brejo Santo também reservou um espaço especial para as apresentações das performances das amazonas na categoria Tropa feminina, conquistada por Marcela Noleto.
 
Fotos: Allan Damasceno