Notícias


13/10/2018 Rodrigo Martins
Disputa emocionante na final do Amador Light

O vaqueiro potiguar Francis Hery, da equipe Parque Terra de Vaqueiro, da cidade de Brejinho-RN voltou a comemorar um título no melhor Circuito Amador do Brasil. Em 2015, ele foi campeão da categoria Aspirante com uma pontuação expressiva. Na época, com a equipe Santana Park Center, Francis foi o melhor na fase de pontos corridos. 

Agora, a emoção volta a tomar conta do vaqueiro da Sheila, renomada égua que lhe deu grandes conquistas. “Se eu for falar das nossas éguas eu choro, se eu for falar da família eu choro.”. Essas foram as poucas palavras do campeão que agradeceu a todos que estavam na sua torcida, a equipe, citou o seu preparador de animais e vaqueiro Railson Nunes, e parabenizou o trabalho do seu esteira Sandro Cerino. Apesar do esforço, Francis não conteve as lágrimas e se emocionou. “Só tenho a agradece a Deus. Agradeço quando perco e quando ganho”, finalizou chorando.
A disputa da categoria Amador Light contou com 40 competidores e nas últimas rodadas, apenas três deles seguiam rumo ao título, sendo dois Cunha Lima e Francis Hery. Matheus e Léo Cunha Lima fizeram bonito na boiada. Em uma de suas apresentações, Matheus teve seu boi julgado zero. Ele acionou a comissão alternativa e voltou zero. Foi aí que ele solicitou o terceiro recurso da Assovarn. A equipe avaliou a apresentação e Matheus voltou para a disputa com o boi válido.
Léo Cunha Lima, o mais novo entre os três, teve a chance de ser campeão na rodada decisiva. Francis havia sido julgado zero e Matheus também. Léo era o último a entrar na pista e em uma viagem tranquila, acionou a puxada de direita, mas o boi fugiu de sua mão e passou de pé pela zona de pontuação.
Neste momento, Francis Hery, que tinha sido o primeiro a entra na arena, solicitou a comissão alternativa para julgar seu boi. Durante sua apresentação, ele conseguiu derrubar o boi, mas a comissão principal marcou zero. A corrida ficou parada por poucos minutos até anunciar o Valeu Boi para Francis e consequentemente o novo campeão dos campeões da categoria Amador Light.