Notícias


16/11/2018 Rodrigo Martins
Ninguém é melhor que o Aragon Apollo no aproveitamento de pontos
O assunto do fim de semana é o embate entre Aragon Apollo e o Don Toro válido pelo título do Campeonato Portal como melhor cavalo de Puxar na categoria Profissional. Depois da etapa de Caruaru-PE, os dois postulantes ao título somam 415 pontos e a decisão acontecerá neste fim de semana no Parque Bemais, em São Miguel de Taipu-PB. 
Analisando as duas campanhas, o Don Toro tem um excelente aproveitamento nos quesitos avaliados pelo CPV. O cavalo zaino da sela de Renan Tobias conseguiu pontuar em mais provas, bateu mais senhas e conquistou mais bonificações. 
Já o Aragon Apollo e Valter Xavier conquistaram as melhores colocações mais vezes que todos os outros seus concorrentes. Só o garanhão do Haras Guararapes terminou em três oportunidades como campeão de etapas Portal.  Já títulos de reserva-campeão, o Aragon tem dois. Apenas esses resultados significam quase metade dos pontos de todo o ano, pois estas são as colocações com maior pontuação, de acordo com o regulamento do certame. São 50 pontos para o campeão e 20 para o reservado. Além disso, cada senha batida significa mais cinco pontos.
Outro dado impressionante é que das 12 vezes que o Aragon terminou com vaga na premiação, apenas duas vezes, ele não estava no top 10. Isso é importante e explica o motivo do Aragon aparecer em primeiro lugar na classificação geral. O primeiro quesito de desempate é o número de primeiros lugares. Se o empate persistir, será analisado o número de vezes que os envolvidos terminaram as provas nas demais colocações.