Notícias


15/12/2018 Rodrigo Martins
Quatro criadores potiguares estão no top 10 do Campeonato Portal
Pelo segundo ano, o Ranking Nacional promovido pelo grupo Portal Vaquejada relacionou os melhores animais do país e seus devidos criatórios. Entre os destaques, o Rio Grande do Norte aparece com quatro haras entre os dez melhores na categoria Profissional.
O reservado campeão é o Haras Luiz Alves, com 295 pontos. A sede do criatório está localizada em Itapetininga-SP, mas o coração é potiguar. No Ranking Nacional de Criadores aparece o nome do diretor geral Luciano Alves, natural de Montanhas-RN, e carrega a bandeira da família Pilão para as principais provas do país. Os animais com a marca Luiz Alves pontuaram em dez etapas e foram premiados 13 vezes. O grande responsável pelo título de reservado campeão do Haras Luiz Alves é o garanhão Aragon Apollo.
O sétimo lugar está ocupado por haras localizado na Paraíba, especificamente na cidade de Alagoinhas, mas que também recebe influência potiguar. O criador Cléber Lucena e seu Filho Sérgio Lucena se destacaram com o Haras Cumaru. O famoso criatório do renomado Shady Steel SLN faz parte da história da família Lucena, que detém descendentes paraibanos e potiguares. O responsável pelos 110 pontos do Haras Cumaru foi o Iron Lad Steel CAL, na sela de Gilson Nelore. O cavalo é filho do Shady Steel e mãe Blondy Eternaly CAL.
Seguindo com os destaques potiguares no Ranking Nacional de Criadores, o nono colocado é outro haras que também tem o Shady Steel no seu DNA. O Haras Bompasto assina sua participação como o nome de José Teixeira de Souza Júnior. Foram 105 pontos registrados no Campeonato Portal Vaquejada com os animais La Rancha Shady JR e Holland Ease Steel JR.
Fechando o TOP 10 do Campeonato Portal Vaquejada aparece o Haras Santo Antônio através do seu diretor Cláudio Rainnier. A égua Zaino filha de New Apollo Verde em mãe Nelsinho SKR pontou em quatro etapas, sendo duas vezes em primeiro lugar, uma em segundo e um décimo terceiro lugar com o vaqueiro Verdinho Silva. O conjunto totalizou 100 pontos.