O sábado, 30, foi marcado por mais um lançamento de um campeoanto de Vaquejada no estado do Rio Grande do Norte. O Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim-RN, foi o lugar escolhido para o anúncio do Circuito das Vaqueiras do RN, edição 2019.
Segundo uma das diretoras do certame, Ysnara Dayanne "Narinha", a temporada terá duas etapas. As provas serão realizadas em dois parques de grande tradição no estado. Em Agosto, o primeiro desafio será na cidade de Montanhas-RN, no Parque Manoel Januário. A segunda etapa será em Santo Antônio do Salto da Onça-RN, no Parque Arapuá. Esta edição acontecerá no mês de outubro.
O Circuito premiará às campeãs com R$ 2 mil por etapa para quem terminar entre o primeiro e terceiro lugar. Além da premiação em dinheiro, as melhores da prova receberão um par de troféus.
Outro detalhe da competição se refere a formação dos conjuntos. O Circuito VRN contará apenas com mulheres nas duas funções, Puxada e Esteira.
De acordo com a diretora Narinha, o Circuito das Vaqueiradas do RN tem inspiração nas vaquejadas realizadas por Marcos Lopes no Museu do Vaqueiro em São José de Mipibú-RN. A base do projeto da competição tem o fundamento na Associação das Vaqueiras do Rio Grande do Norte, AVARN.
Além de Narinha, o Circuito das Vaqueiras do RN tem a direção de Renata Duré, Danilo Pacheco,Wrsolla Palloma,Ribamar, Cândida e Marco Aurélio.