Grande parte da internet não compreendeu a boa intenção do vaqueiro Adelanir Américo ao homenagear o amigo e conterrâneo Alex Araújo após ser campeão da Live Boi Surubim. O duelo reuniu grande nomes da vaquejada nacional como Renanh Tobias, Valter Xavier, Júnior Latércio, Jenniffer Emmanuellen e Sara Nogueira com o objetivo de arrecadar doações para a família de Alex Araújo, falecido recentemente.
O evento homenageou o Canhotinha de Ouro garantindo a senha 22 para Alex, que teve seu boi solto na pista. A partir daí, todas as senhas chamadas tinham o final 22.
Após seis rodadas, apenas Adelanir Américo e Mardônio Fi seguiam na disputa para definir que seria o primeiro campeão da live que leva o nome do boi mais temido da atualidade e que nunca foi derrubado na zona de pontuação.
No momento decisivo, o vaqueiro do Haras Tavares entrou na pista montando Diamante Fly Bar e esteirado por Verdinho Silva com a Eagle High. Adelanir não deu chance ao boi, puxou de esquerda e fez valer a emoção na pista do Parque Otaviano Pessoa, na cidade de Macaíba-RN.
Logo em seguida, foi a vez de Mardônio que também contou com a esteira de Verdinho. Mas o cearense não teve o mesmo sucesso em sua apresentação. O vaqueiro chegoua a acionar a puxada de direita, mas o boi não caiu, passou pelas faixas e assim foi julgado zero.
A partir daí, a emoção tomou conta e as atenções se voltaram para o tão esperado desafio do Boi Surubim. Adelanir Américo foi chamado para receber o bonito troféu, que por sinal fez lembrar os antigas taças das vaquejadas da década de 80 e 90.
Durante a premiação, Verdinho relembrou o último título de Alex Araújo. Na ocasião, ele foi o esteira do Canhotinha de Ouro durante a disputa da Live Campev, dias antes de seu falecimento. Verdinho ainda foi congratulado pelo fato de estar na esteira dos dois finalistas. O filho de Verde enfatizou os conselhos de seu pai ao lhe orientar a esteirar com dedicação, independentemente da categoria ou importância do vaqueiro.
Dando continuidade a cerimônia de premiação que contemplou o vencedor com uma moto zero km, a fala de Adelanir foi cheia de emoção ao citar o amigo Alex. O campeão revelou os inúmeros conselhos que o amigo sempre lhe dava para ter um melhor desempenho nas pistas e na vida.
Quando a transmissão do canal de Thullio Milionário batia a marca de 20 mil visualizações simultâneas, Adelanir anunciou que iria apenas alinhar o boi na pista e acompanha-lo até as faixas em respeito ao amigo Alex Araújo, que também estava convidado para participar da Live Boi Surubim. Segundo Adelanir, Alex seria o campeão da live e por respeito, ele não ia tentar derrubar o boi.
Neste momento, o canal recebeu uma chuva de mensagens negativas daqueles que desejavam assistir o desafio entre Adelanir e o “Imbatível”. Houve também quem entendesse a homenagem e desse os parabéns ao vaqueiro da cidade de Eloi de Souza-RN.