Notícias


13/09/2020 Rodrigo Martins
Dobradinha do Vale do Açu nas finais Aspirante e Jovem

 

Uma festa de gado do jeito que a vaqueirama gosta. Assim pode ser classificada a segunda etapa do Circuito Asa Branca, realizada na cidade de João Câmara-RN, neste fim de semana. Nas primeiras horas da tarde do domingo, mais de quatro mil internautas acompanharam as disputas das categorias Aspirante e Jovem. O embate aconteceu com a mesma boiada e de forma simultânea. Foram sete rodadas, boi a boi, para decidir o grande campeão.

 

No duelo entre os aspirantes, 197 senhas estavam aptas a concorrer o título. Já entre os jovens foram 11 duplas finalistas. E neste vasto número de competidores, o destino e a qualidade técnica dos vaqueiros uniram o Vale do Açú em uma só torcida.

 

Na sétima rodada, o Galeguinho da Queijeira entrou pela primeira vez na arena sem ter a obrigação de fazer valer o boi para permanecer na disputa. Naquele momento, seu concorrente direto, o vaqueiro Alisson, já havia recebido o julgamento zero após a sua apresentação.

 

Com a virada da situação, o vaqueiro do São João Parque Clube, da cidade de Assú-RN, preparou a puxada de direita e mesmo com o boi indo em sentido a cerca, o famoso boi trancando, o Galeguinho conseguiu deitar o animal na zona de pontuação. O esteira Júlio Gurgel compôs a dupla campeã. No boi do título, ele ainda posicionou seu animal para garantir o resultado e comemorar o título na pista do Asa Branca.

 

Logo em seguida, foi a vez dos vaqueiros Artur e Lucas Tomaz darem continuidade a decisão do título da categoria Jovem. Representando a cidade de Currais Novos-RN, Artur foi o primeiro a entrar na pista na rodada decisiva. Antes disso, o vaqueiro  do seridó havia se apresentado com bastante segurança. Mas se precipitou ao chegar próximo das faixas e puxou o boi. O animal caiu fora da área de pontos e, consequentemente, foi julgado zero.

 

Para garantir a festa com a dobradinha com os vaqueiros do Vale do Açú, o competidor Lucas Tomaz honrou as cores do Haras Tomaz e fez valer o boi como gente grande. O vaqueiro da cidade de Afonso Bezerra-RN recebeu o trofeu das mãos do seu pai Gilberto Tomaz após ter deitado o boi em uma apresentação sem defeitos.