O documentário Valeu Boi entrou para a grade de filmes da programação da Rede Globo e vai ao ar no próximo sábado a partir das 14h, após o Jornal Hoje. Será um dia histórico, pois nunca a vaquejada teve tanto espaço na tv aberta brasileira, principalmente na emissora de maior audiência no país.
O trailer da produção cinematográfica já está nas redes sociais e mostra alguns personagens da tradição que tanto representa a região Nordeste. O filme conta com a participação do cantor e criador Mano Walter. "Tantas histórias bonitas falando sobre vaquejada e nós estamos só começando", explana o artista.
O documentário mostra ainda a produção de arreios, selas e demais acessórios equestres na cidade de Cachoeirinha-PE. "Vaquejada na verdade é a minha vida porque eu nasci, me criei dentro dela e eu sobrevivo dela", revela a empresária Eduarda Medeiros durante o longa.
Foram dois anos de produção e gravação para reunir parte da riqueza história da vaquejada. Ao som da voz e poesia de Maciel Melo, os depoimentos de Geraldo Majela, Jonatas Dantas, Celso Vitório, Renanh Tobias e tantos outros nomes que engrandecem o esporte Vaquejada contarão uma tradição que grande parte do Brasil ainda desconhece.
O filme tem a produção executiva de Dedé Saraiva, Pedro Mota e Fernando Veloso. A fotografia é de responsabilidade de Thiago Gionavi com direção de Fernando Veloso.
A produção do filme ainda não confirmou se o documentário será veículo em rede nacional ou apenas alguns estados.