A primeira etapa do Circuito São José atendeu as expectativas da maioria de seus competidores. Pelo quinto ano, vaqueiros de várias partes do Nordeste se reuniram em Macaíba-RN para prestigiar mais uma temporada do certame que é sinônimo de organização.
A fase classificatória começou na quinta-feira e foi até a noite do sábado. No domingo, os embates finais começaram com a categoria Derby e tendo o conjunto Dashin Keys JSA e o vaqueiro Maurício como o grande campeão. A esteira ficou por conta de Peppy Jal Olena e Luiz Eriberto.
Dando continuidade à prova, os vaqueiros aspirante entraram na pista em busca de mais uma glória. Diferente de outras etapas, desta vez, não houve racha na categoria e kadinho festejou o primeiro lugar ao lado do esteira Edigleison, do time GM Engenharia-Natal/RN.
Os amadores também não quiseram saber de terminar a competição empatada e foram até o fim para definirem o melhor do fim de semana. O filho do renomado vaqueiro Zé Borges roubou a cena e terminou a vaquejada na “cabeça da festa”. O título de campeão foi comemorado ao lado da família, em especial do esteira e pai.
Nas classes de suporte, o encontro dos vaqueiros masters foi marcado pela conquista do primeiro lugar da dupla Charlão e Netinho, na Master Light. Já na Master Graduado, o título ficou com a dupla Aristeu e Carlos Rodrigues.
Por fim, a categoria tratou de encerrar a prova após rodadas de muita emoção com um racha envolvendo as duplas Netinho Alencar x Marciel, Roxinho x Nilo Neto, Marquinhos de Várzea x Companheiro, Luiz Henrique x Bezerrinha e Correia x Companheiro.