Notícias


16/03/2021 Rodrigo Martins
Nasceu o 1º “Cara Branca” 100% Vaquejada
O dia 7 de janeiro de 2021 ficará marcado na história do cavalo no Nordeste. Segundo o estudioso da área da genética, Roberto Assad Annicchino, conhecido no meio quartista como Robertinho,  nasceu no Ceará, o primeiro Quarto de Milha “cara branca” e com os olhos azuis com linhagem fechada em Vaquejada. A base desta genética é formada a partir de um dos maiores ícones deste esporte, o Eternaly Fred. O potro Eternally Splash SVT é filho do Calendário Shady AD e da Ava Second Zorra HWL. 
 
A grande descoberta se deu após o exame genotípico no qual se evidenciou a presença do alelo SW1, ou seja, o potro tem o gene Splash, fator fundamental para tais características de cor.
 
O que é o animal “cara branca”
 
A expressão se popularizou no Brasil a partir dos animais descendentes do famoso garanhão norte americano Colonels Smoking Gun (Gunner). A beleza exótica e suas altas somas comerciais registradas nos principais pregões do país chamaram  a atenção dos criadores, mas no Nordeste faltava algo específico para a Vaquejada, já que a linhagem Gunner é voltada para as modalidades de trabalho.
 
As características de “cara branca” são definidas quando um animal apresenta marcações brancas que englobam a região dos olhos (sendo esses azuis na maioria dos casos). Animais com esse fenótipo comumente apresentam mais áreas brancas, podendo estar presentes nos membros (calçamentos médios/altos) e barriga, sempre com bordas bem regulares. Este é basicamente o fenótipo do potro de pelagem Palomino, Eternally Splash SVT, recém nascido no Haras Urbano, muito semelhante aos animais Gunner, mas com o DNA de Vaquejada.
 
De onde vem o Splash do Potro
 
De acordo com a fala de Robertinho, a hipótese mais provável para explicar a presença do gene Splash no potro se deu a partir do Eternaly Fred, que figura 3 vezes em seu pedigree. O próximo desafio é descobrir se o gene foi oriundo do pai ou da mãe, ambos da linhagem Eternaly. Durante uma live na noite da última segunda-feira, 15, ele citou alguns exemplos de fenótipos que seriam compatíveis com o Splash em alguns filhos e netos do saudoso garanhão, como Eternaly Ease, Eternaly Steel, entre outros.
Contudo, apenas o resultado de exame genotípico pode garantir se o animal contém o gene Splash.
 
 
Uma benção de Deus
 
O criador Serginho Vaqueiro comemorou o nascimento do potro Eternally Splash e classificou como uma benção de Deus. Há quase dois anos, o Haras Urbano precisou sacrificar uma de suas melhores éguas. A Lolita sofreu um acidente durante uma prova de vaquejada quando desempenhava a função de Esteira. Existia a possibilidade de mantê-la viva, mas os médicos veterinários alertaram para o sofrimento do animal pelo resto da vida. Mesmo podendo manter a égua na reprodução, Serginho optou por encerrar este sofrimento, já que não havia solução medicinal para curá-la.