O tão esperado retorno das vaquejadas em Pernambuco não foi como todo mundo esperava. Um fato triste marcou o quarto dia de competição na pista do Parque Paraná. Durante a disputa do Derby no início da tarde do sábado, o grande público que acompanhava a prova com transmissão direto de Paranatama-PE se surpreendeu quando a luva do vaqueiro Tanda ficou presa no protetor de cauda e o vaqueiro foi arrastado pelo o boi e acabou colidindo com a estrutura física no final da pista. A equipe de primeiros socorros agiu imediatamente. Apesar do uso do capacete e o parque seguindo todas as normas de segurança, Tanda não resistiu. Logo em seguida, foram iniciadas as ações em homenagem ao alagoano, inclusive por parte da Associação Brasileira de Vaquejada a qual emitiu suas condolências para os parentes e amigos.
A disputa do Derby terminou empatada com GINA ROXA, na sela de Bruno Silva, NAPOLEON TIME SIX sob o domínio de Igor Moia e ADNASTIA APOLLO ROXA, nas rédeas de Netinho de Antônio Marcos.
No domingo, os Aspirantes abriram a ordem das disputas e com 122 inscrições na final, o conjunto de puxar HUNO BEEDEE APOLO e Neto Camelo, com o apoio na esteira de CARAMELO e Emanuel Salvino, foi o melhor do fim de semana em Paranatama-PE.
Quem também comemorou foi Edvaldo Trindade e o MISTER BAMBINO. O conjunto foi campeão na categoria Amador e contou com o trabalho na esteira de HFJ INDIZA FIRE e Elias Trindade.
Para encerrar com muita emoção, as homenagens ao vaqueiro Tanda seguiram sendo registradas dentro da pista com a final da categoria Profissional. A disputa também terminou empatada com COMODORO ROXO na sela de Emerson Vicente, JECK JÚNIOR DOC na sela de Cinho de Várzea, SUPREME SPECIAL DASH na sela de Bruno Silva, AGRESSIVO STORM na sela de Ítalo de Paula e ARCANJO TORO na sela de Gordo Acauã.
A competição também marcou a despedida do Arcanjo das pistas de vaquejada. Na ocasião, o nome de Alex Araújo foi saudado por todas as conquistas com o animal que parte agora para a reprodução.
Com informações do Portal Vaquejada