Morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 77 anos, o publicitário Duda Mendonça, um criativo ganhador de vários prêmios como publicitário e como chefe de equipe na vaquejada e criador de cavalos Quarto de Milha com destaque para o Garanhão THROWIN A FIT, hoje pertencente ao Haras Fábio José.
Duda deu sua contribuição ao país como publicitário, marqueteiro político e apaixonado por vaquejada tendo inclusive um filho vaqueiro, Lucas Mendonça (Merete), coordenador do Haras LM situado em Tanquinho-BA. O publicitário foi um dos patrões de Alex Araújo e ganhou em um mesmo ano o título de melhor vaqueiro, cavalo e equipe no Campeonato Portal Vaquejada.
Mendonça com suas ideias revolucionárias ajudou a impulsionou a vaquejada e os leilões. Foi um dos grandes defensores da profissionalização e regulamentação do nosso esporte e investiu bem em grandes genéticas que hoje fazem história na vaquejada através de animais vencedores como atletas e produtores. Duda Mendonça tratava um câncer no celebro quando foi diagnosticado com Covid-19 e precisou ser intubado.
Era assim que o publicitário definia o esporte dos nordestinos; “A vaquejada é um esporte que quem mais frequenta é o povão, a entrada é de graça e todos podem assistir e torcer pelo cavalo, pelo vaqueiro e pelo boi. O Brasil precisa da vaquejada como esporte, cultura e indústria turística que oferece emprego e renda. É preciso que ela siga vc crescendo e se profissionalizando, sempre com o foco no bem-estar animal,” Duda Mendonça.