Quem acordou cedo neste domingo, 07, conseguiu acompanhar mais um show do vaqueiro Carlinhos Santos em um embate direto com Nego Edson, seu adversário na puxada e parceiro na Esteira durante a prova. Foram 11 rodadas de muita intensidade. Na sexta rodada todos os competidores já estavam classificados na premiação e consequentemente com os pontos garantidos no Campeonato Portal Vaquejada, entretanto faltava definir quem levaria os 50 pontos do primeiro lugar.
Nas apresentações que decidiram o título, Nego Edson foi o primeiro a entrar na pista montando Holland Toro. O vaqueiro da equipe Chacara Eloa, da cidade de Catingueira-PB, repetiu a boa atuação na porteira e também durante a viagem rumo à zona de pontuação. Edson ainda chegou a passar a volta a volta no protetor, mas quando o cavalo abriu, o boi escapou de seus domínios, passou em alta velocidade pelas faixas, zerando a sua performance.
Era tudo o que Carlinhos precisava para agarrar a pontuação máxima da prova e se firmar entre os primeiros colocados rumo ao título do melhor do Brasil. Montando o Roxão Fred SA, o filho do Roxão alinhou bem ao lado do boi e Carlinhos logo preparou a puxada de esquerda. Após a marca da primeira faixa da cal, o campeão segurou firme no MMC e só soltou quando percebeu que o boi havia dado ponto. E assim, começava a festa do título da etapa e atualizava o “credenciamento” de Carlinhos rumo ao título de melhor vaqueiro profissional do Brasil. O ranking oficial ainda não foi atualizado, mas Carlinhos deve subir de sexto para o segundo lugar, já que Tiago do Japí também pontuou na prova, terminando em sétimo lugar, e deve manter a liderança do Ranking Profissional de Puxar.
Nesta disputa, vale destacar que o trabalho do esteira Nego Edson foi realizado com extrema competência e ética, já que ele seria o principal beneficiado com o insucesso do companheiro.
A decisão do título de 2021 da categoria será no Parque Milanny, em Caruaru-PE, a partir da próxima quarta-feira.