Notícias


08/12/2021 Rodrigo Martins
Potiguares predominam na categoria Master do Ranking Nacional ABVAQ
A classe oficial dos competidores com idade a partir dos 40 anos tem as cores do Rio  Grande do  Norte em 2021, na ABVAQ. O Ranking Nacional de Vaqueiros promovido pela Associação, em provas com a Chancela da instituição, mostrou em números que os competidores do RN estão acima da média com relação aos seus concorrentes. Outro fato a ser levado em consideração é que o estado é pioneiro na promoção de provas para esta categoria com provas nos principais circuitos como Assovarn, São José, Asa Branca e AVASA.
 
De acordo com a classificação lançada recentemente, o campeão brasileiro é o vaqueiro  Caco, da equipe Seridó Multimarcas, com 330 pontos. Logo em seguida, outro norte riograndense aparece com 282 pontos, representando a equipe Pousada e Haras Miguel Teixeira - João Câmara /RN. A terceira colocação também vem das terras de Poti. Clóvis Lima contabilizou 113 pontos defendendo as cores do Rancho  Bom Passar, da cidade de Goianinha-RN.
 
Completando as demais colocações que definem o TOP 5 da ABVAQ Master aparecem Ricardo Rocha , o Birofinha, com 220 pontos, e Odilon Barbalho somando 175 pontos.
 
De acordo com a regras da Associação, a pontuação dos competidores sócios foram dobradas. Neste quesito, dentro do Top 5, apenas Odilon Barbalho não aparece na lista de associados do principal órgão responsável pelo crescimento organizacional da vaquejada. Caso fosse sócio, o potiguar teria terminando a competição como campeão com 350 pontos, teria levado a premiação de R$ 1000 reais e ainda iria disputar a COPA concorrendo a mais R$ 6 mil referente a premiação da Master.