Notícias


27/07/2022 Genivaldo Lima
A Vaquejada de Santana do Matos completou 48 anos de histórias bem vividas
Cada morador da  hospitaleira Santana do Matos-RN, tem uma história bonita para contar da vaquejada que se tornou um dos maiores eventos culturais da região. Todo ano, o Parque Manoel de França Assunção, situado na zona urbana, recebe vaqueiros e forrozeiros de diversos lugares do Brasil para esta consolidada festa de gado.
 
A edição 2022 aconteceu de 21 a 24 de julho com etapa do Ranking Jornal do Vaqueiro e promoção da Prefeitura local em parceria com o empresário Vivane da Polpa Potiguar e o produtor de Vaquejada, Silvio Eduardo, teve boi no chão, forró no salão, justas homenagens e emoção, bastante emoção. Sem perder a essência, a vaquejada de Santana cresceu e se desenvolveu adaptando as novas regras do esporte e unindo gerações.
 
A competição reuniu cerca de 720 duplas e as disputas nas categorias concorrentes foram memoráveis e mais uma vez a pista do Parque Manoel de França Assunção foi palco de grandes emoções com a adrenalina aflorando em todos os cantos. O público lotou as arquibancadas e as beiras das cercas para torcer fervorosamente.
 
Destaque para o vaqueiro mirim Pedro Lucas que ergue seu primeiro troféu de campeão e bastante emocionado agradeceu ao incentivo recebido dos pais e prometeu se esforçar cada vez mais pra tocar em frente o seu projeto de ser um grande vaqueiro. Agradeço de coração ao Senhor Deus, aos meus pais, ao meu esteireiro, aos promotores do evento e a todos que torceram por mim. Foi muito gratificante!
 
Um exemplo de superação veio da mulher vaqueira, Lívia Gabriele, reservada campeã na categoria Feminina, que no ano passado estava impossibilitada de competir. Enferma, ela passou seis meses internada, mas munida de fé, coragem e nordestinidade deu a volta por cima levantou da cama competiu e levantou o troféu de vice-campeã. “Sou só gratidão. Deus é bom sempre. Agradeço a todos que sempre me deram forças e hoje estou aqui fazendo uma das coisas que eu mais gosto. Correr boi,” declarou.
 
Silvio Eduardo, presidente do Jornal do Vaqueiro, levou a etapa do Ranking JV pela primeira vez para Santana do Matos e ficou bastante satisfeito com a receptividade e o resultado da festa. “Foi uma grande etapa do RJV. Recebemos todo o apoio da prefeita, Alice de Assis, e seu secretariado que junto a amigos e a população contribuíram muito para o sucesso deste super evento. Fica aqui a minha gratidão e a esperança de que no próximo ano estaremos juntos nesta parceria vitoriosa,” declarou Silvinho.