Notícias


21/10/2022 Michelle Ariany
Ian Mota comemora o título Prata da Assovarn e já planeja repetir a dose em 2023

Aos 19 anos, o natalense Ian Mota da Rocha Silva, foi o grande campeão na categoria Prata do Circuito Assovarn 2022. Apaixonado pela vaquejada desde pequeno, aprendeu com o pai, que também era vaqueiro, a amar o esporte. Seu José Jacinto, o Dedé do Leite, deu de presente um cavalo ao filho Ian, na época com 10 anos de idade. De lá pra cá, Ian e o Gost Steel tornaram amigos e parceiros inseparáveis.

O atual campeão da Assovarn entrou para a Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte, em 2017. Para ele, que sempre acompanhou as competições, era um sonho fazer parte e competir num Circuito Assovarn.

No início da temporada 2022, Ian diz que imaginava ficar numa boa colocação, mas não tinha tanta certeza. “Eu imaginava que ia ser muito difícil pelo nível da galera, cavalaria correndo muito bem, pessoal entrosado…”, relata o vaqueiro.

Chegando a pontuação final do Circuito com 132 pontos na categoria Prata, Ian afirma: “Sempre fui na intenção de ser o líder, sempre fui para liderar, dando sempre o meu máximo”.

Sobre quem está ao lado do campeão, para mentorar, orientar e dar conselhos, Ian diz que a dedicação vem de seu pai, Dedé do Leite e o montador do Gost Steel, o Neto Moura. Ele afirma que a dupla está sempre ao seu lado, dando conselhos, ensinando e que isso o ajuda bastante.

Quando a palavra é ídolo, o jovem vaqueiro diz que seus amigos Piteta e Nilo Neto são suas grandes referências, um espelho na vaquejada e na vida.

O campeão da categoria Prata, exalta a qualidade do Circuito e o que o título trouxe em sua carreira. “Foi um título muito importante para mim, até porque a Assovarn não é um circuito badalado apenas no Rio Grande do Norte e sim no Brasil. Pois é reconhecido em todos os cantos e para mim é extremamente importante”, afirma Ian Silva.

Sobre o 2023, encerra dizendo: “Minha meta é ser campeão novamente, vou manter o foco e ir pra cima ano que vem, se Deus quiser!”.

 

Fotos: Arquivo pessoal