O quarto dia de provas no Parque das Palmeiras foi marcado pela disputa Potro do Futuro categoria Aberta. A primeira parte da competição contou com nove rodadas e o vaqueiro Valtércio Afonso seguia na competição com duas inscrições, sendo uma na égua Lady White Steel FGG e outra no Thunder A Fit.
O título veio com o filho do Throwin A Fit e com a esteira de Raphael do Leite montando Joey Cat Olena, do plantel do Haras Águas Claras Ranch.
Na décima terceira rodada, apenas Daniel Farias montando um filho do Aragon Apolo poderia tirar o primeiro lugar do potiguar. Valtércio estava agora apenas com a senha do Thunder A Fit, já que ele havia perdido com a Lady, na rodada anterior. Na ocasião, o atual líder Ranking Jornal do Vaqueiro, conseguiu deitar o boi na zona de pontuação, mas o animal levantou após a segunda faixa da cal. O resultado foi o terceiro lugar para a égua de criação do Haras GG. A Lady White Steel FGG é filha do Don Silver Steel e a mãe Lady Okie Diego.
Com os trabalhos do esteira Raphael do Leite, seu principal oponente no Ranking JV, Valtércio abriu a rodada montando o Thunder A Fit sob os olhares atentos dos criadores mais exigentes do esporte vaquejada, em especial o dono da casa, Geraldo Majella.
Desde o alinhamento do animal no brete, na viagem até a zona de pontuação e principalmente na puxada de esquerda, o potiguar não apresentou dificuldades. O boi caiu distante das marcas da cal. O trabalho do esteira foi apenas de conferência, mas o resultado já estava garantido com o título de Campeão Brasileiro nos 20 anos do Potro do Futuro e Campeonato Nacional ABQM.