Desde que assumiu a Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte, o presidente Sílvio Eduardo sempre investiu em atividades que contribuíssem para o desenvolvimento do esporte, seja através da cultura ou na propagação de conhecimento entre os envolvidos.
Para a etapa de abertura do Circuito Assovarn Organnact de Vaquejada 2023, que acontece neste final de semana, a organização do evento está promovendo um ciclo de palestras com especialistas nas áreas das medicina veterinária e da zootecnia. Os convidados são o zootecnista e personal horse, Maurício Júnior, e a médica veterinária, Carol Barbalho.
Na quinta-feira, 23, a partir das 14 horas, o pavilhão cultural estará recebendo os tratadores e preparadores de cavalos para a palestra com Maurício Júnior. O objetivo é esclarecer as noções básicas de manejo para que as equipes e seus haras tenham um melhor aproveitamento operacional no dia a dia da tropa, assim como durante as provas.
Já na sexta-feira, 24, no mesmo local e horário, Dra. Carol Barbalho estará passando as orientações com sua palestra “Como diminuir o risco de lesões do cavalo atleta”.
“Esta é a forma da gente oferecer muito mais que o valeu boi para aqueles que acreditam no nosso trabalho. É fato que termos uma boiada padronizada, infraestrutura adequada e planejamento com cumprimento de horários são fatores tratados por nossa gestão como básico para produzirmos excelentes vaquejadas. Mas nós queremos mais. Queremos que as equipes desenvolvam, que o vaqueiro tenha mais condições de se apresentar melhor, que a gente possa crescer e gerar mais emprego e renda. Esta é a função da Assovarn.”, explicou Sílvio Eduardo, presidente da Assovarn.