“Eu só fiquei muito triste no dia que Talita se formou e Tetê não tava vivo para ver”. A frase é do lendário homem do forró, Emanoel Gurgel. Durante o sexto episódio da série Legado, do canal Mastruz com Leite, a apresentadora Rebeca Gurgel abordou o tema Vaquejada e consequentemente o nome do vaqueiro Tetê foi citado várias vezes ao ser descrito o surgimento da equipe de vaquejada do grupo de forró que revolucionou a música no Nordeste. Tetê faleceu em 2011 após um infarto fulminante durante a Vaquejada de Itajá-RN.
Não é comum assistir o empresário Emanoel Gurgel emocionado, mas desta vez, a lembrança do velho amigo, a ligação com a família Tobias e os feitos daquele vaqueiro rústico com pouco estudo e muito conhecimento da vida derrubaram o sempre forte chefe do Mastruz com Leite. “Um vaqueiro que conseguiu formar a família toda é inacreditável, mas é verdade.”, destacou Emanoel.
Durante o programa, Emanoel relembrou a compra do passe de Tetê junto a equipe de Zé Vidal, juntamente com os animais de Puxar e Esteira, além da transferência de toda a família Tobias para Fortaleza.
A partir daí, o empresário detalha fatos dos bastidores da criação do Circuito Nacional Mastruz com Leite, a organização na compra das fazendas, a criação de gado para as vaquejadas e todo o processo de investimento em agronegócios da família Gurgel.
O programa Legado está disponível no Canal Mastruz Com Leite no Youtube.