Notícias


21/05/2023 Rodrigo Martins
Portal identifica atitude antidesportiva na Bahia e desclassifica competidor
A vaquejada brasileira amanheceu este domingo(21) com uma notícia surpreendente. A desclassificação do vaqueiro Pedro de Tatu após a disputa da categoria Aspirante realizada na madrugada de hoje no Parque 3 Marias, em Cabaceiras do Paraguaçu-BA.  Cerca de 12 horas após o término da disputa, o Portal Vaquejada publicou em suas redes sociais a punição ao competidor por identificar atitude antidesportiva durante a prova. A nota ainda enfatiza que o CPV não reconhece Pedro de Tatu como campeão da etapa, assim como não haverá registro de pontos no ranking.
 
Na publicação, o Portal Vaquejada não especificou qual ítem do regulamento haveria sido infrigido, mas parte do público nas redes sociais interpretou como combinação de resultado e outra entendeu que o competidor Pedro de Tatu foi punido por não apresentar nível técnico da categoria Aspirante.
 
O fato é que na sexta rodada, por volta das 2h da manhã, os vaqueiros Aspirante disputavam o título da etapa do CPV quando o vaqueiro Pedro de Tatu, da equipe FF Team, entrou na pista e fez valer um boi sem grandes dificuldades, diferente da apresentação anterior quando o representante da cidade de Pedra-PE usou toda a sua técnica e força para conseguir a pontuação máxima.
 
Em seguida, a dupla Caio Andrade e o esteira Juba foi a primeira  a entrar na pista para tentar uma boa apresentação e seguir na luta pelo título. Mas o boi saiu por trás do animal de puxar e a dupla seguiu acompanhando o animal até ultrapassar a zona de pontuação.
 
Coincidentemente, situação parecida aconteceu com a dupla seguinte formada por Oscar Souza e Neto Coelho. Os competidores também seguiram até a zona de pontuação acompanhando o boi, o animal ainda tentou retornar, mas conseguiu ultrapassar a zona de pontuação sem maiores esforços da dupla.