A partir desta quarta-feira, 05, os principais vaqueiros do Rio Grande do Norte estarão reunidos na principal etapa da temporada. O Grand Slam das Vaquejadas acontece na pista do Parque Sílvio Bezerra de Melo.
Serão mais de R$ 150 mil e pontuação válida para o Ranking Cavalo Atleta Jornal do Vaqueiro e Nacional ABVAQ 2023. A prova ganha ainda mais notoriedade por marcar os 50 anos de história da vaquejada de Currais Novos.
O cenário é o coração do Seridó considerado o berço da vaquejada nacional citada pelos principais historiadores, entre eles Câmara Cascudo.
Há meio século foi iniciada a história de uma das vaquejadas mais tradicionais do Brasil. No início da década de 70, os amigos da associação de vaqueiros da cidade liderada por Sílvio Bezerra de Melo ao lado de Chico Toscano, Zé Bezerra, Raimundo Assunção, Elizio Galvão, Zé Braz, Luiz Lino, Braga Brandão, Enésio Marinho, entre outros grandes defensores desta tradição, escreveram os primeiros capítulos desta história de sucesso.
Desde a primeira versão da pista plantada no que hoje é a rodoviária da cidade até a construção da arena atual, os maiores nomes do esporte se apresentaram no templo maior da vaquejada potiguar. Celso Vitório, Alex Araújo (In memorian), Raulzinho, Nilo Neto são alguns nomes citados por Jarbinhas Braz, neto de Zé Braz, um dos fundadores.
Os maiores circuitos de vaquejada do país já sentiram a força da paixão do povo seridoense pela cultura do cavalo, do boi e do vaqueiro. Campeonato Portal Vaquejada, Circuitos Brahma, Chevrolet, Yamaha e Assovarn fazem parte do currículo invejavel do parque Sílvio Bezerra de Melo.
O que antes era apenas um encontro de amigos reunidos para correr o gado doado pelos fazendeiros da região e com toda renda doada para a igreja católica e o abrigo dos idosos de Currais Novos, hoje se tornou um dos maiores orgulhos do nordeste brasileiro.